Mensagem

Mensagem

domingo, 27 de setembro de 2015

O NÃO "ADEUS ÀS ARMAS"!!!


QUE BELA MANEIRA DE TERMINAR UMA
      RESPONSABILIDADE ASSUMIDA      

Depois do excepcional vídeo que publico no fim deste texto, e que visualmente resume algumas das teses que fui desenvolvendo neste Blogue, reproduzo um texto de Pacheco Pereira, publicado ontem no “Público” com a particularidade de ser a mesma pessoa que me levou a escrever-lhe uma carta aberta, criticando-o severamente pelas sua declarações a favor da política norte-americana em Fevereiro de 2008.
Curiosamente o Blogue “http://olharaesquerda.blogspot.pt/” nasceu nessa altura, com a principal intenção de divulgar o documento “A sociedade dos dois décimos”, mas foi precisamente contra o texto que Pacheco Pereira escreveu naquela altura e me indignou profundamente, que resolvi enviar-lhe uma carta-aberta, aproveitando para publicitá-la, como o primeiro texto do referido Blogue.
O documento “A sociedade dos dois décimos”, cuja extraordinária e profética importância, me levou a colocá-lo num link no cabeçalho do referido Blogue (para facilitar o seu acesso), foi para mim, como um fulminante, que detonou a revelação da camuflada ideia, de através da “Globalização”, marginalizar e lançar na miséria oito décimos da população.
Esse fenómeno, que está objectivamente subjacente às consequências do neoliberalismo, colocará pouco e pouco, sub-repticiamente, a política tradicional tal como a conhecemos apoiada nos partidos, numa máquina de controlo dos poderes políticos, económicos, financeiros e militares, para gáudio de uma elite politicamente candidata à autocracia, economicamente proprietária da esmagadora maioria dos meios de produção e financeiramente beneficiária exclusiva de uma tese, que se tivesse êxito, colocaria maioria esmagadora da humanidade, na mais sórdida das misérias.
Entretanto os anos foram-se passando e nos últimos tempos, comecei a ter dificuldades de memória, que se foram agravando ao ponte de ter de perguntar à minha companheira o nome de Cavaco Silva, tornando muito difícil manter uma regularidade que justificasse a manutenção do interesse das numerosas pessoas que me honraram com a consulta às opiniões que ia expressando neste Blogue.
Por esta dolorosa razão, estou a querer dizer que aos 84 aninhos, não podem esperar de mim, mais do que posso dar e neste momento sinto-me tão fragilizado intelectualmente, que torna episodicamente um enorme sacrifício, manter a regularidade desta publicação.
Como há dias em que tudo corre normalmente, aproveitarei esse facto para publicar o que considere importante ou interessante, até porque a maioria dos meus amigos e camaradas continuam a enviar-me material tão importante e vital para a luta dos trabalhadores, que não posso deixar de o dar a conhecer.
Nem de propósito, esta deriva de orientação do Blogue que estou a expor, está a ser iniciada como já disse, com um texto de Pacheco Pereira.
Curiosamente, o primeiro texto que escrevi neste Blogue em Fevereiro de 2008, imediatamente antes de dar à estampa o texto da “Sociedade dos dois décimos”, foi uma carta aberta a Pacheco Pereira, com a abissal diferença que nela criticava severamente as suas posições pró-americanas e onde se podia ler a páginas tantas:
“Pode você iludir-se e tentar iludir quem o ouve ou lê com as bondades dos americanos, esquecendo que a "american way of life" é irrepetível em qualquer outro lugar do mundo, sem um volume de exploração dos povos, semelhante ao que os americanos praticam.
Fale da globalização, sem explicar de verdade a quem ela beneficia e a quem ela prejudica.

Fale do conforto que sente por ter evoluído politicamente num sentido que lhe permitirá agora gozar a vida e olhar para a invasão do Iraque, do Afeganistão etc.etc, com ar displicente, analisando as coisas da vida, com uma falsa consciência tranquila.”
Entretanto, o texto de Pacheco Pereira que vamos reproduzir, mostra quanta lição de vida o deve ter levado, para hoje falar e escrever, como irão ter ocasião de ler.
Esperemos que a sua evolução continue, porque sendo reconhecidamente um excepcional intelectual, o seu discurso pode ajudar muito aquela franja de pseudo-formatados em anti-comunismo perceberem que a vida acaba sempre por demonstrar a razão dos comunistas, até porque invariavelmente os “comunas” estão sempre prontos a analisar as realidades da vida, ou seja por outras palavras, estão sempre preparados para serem “religiosamente” dialéticos.
Vamos então ao que é mais importante, ou seja o vídeo e depois o texto da Pacheco Pereira.


É mau, mas quem é que quer saber?

José Pacheco Pereira -  26/09/2015 - 05:42
Portas, que desonra o honesto capacete de aço dos trabalhadores dos estaleiros, fez, antes de sair de Viana, uma prece a Santa Luzia para que ilumine os eleitores para que votem no PaF.
Eu acho que a comunicação social devia mostrar muito mais Portas e Passos e a coligação colocá-los no centro de todos os cartazes. Mais Portas até do que Passos. Mas parece que não o vai fazer, com medo que as caras assustem os eleitores e lhes lembrem que é o PSD e o CDS que estão por detrás da coligação.
Os símbolos dos partidos também estão envergonhadamente escondidos, como se o PaF fosse uma coisa nova e lustral. Mas, quem é que quer saber?
Na rua, é o engano habitual, de pessoas que não podem aparecer em público sob pena de serem insultadas. Admito que outros partidos façam o mesmo, para disfarçar fraquezas, embora a CDU seja o único que não o faz de todo. Tem gente suficiente para enquadrar os candidatos e não é recebida com hostilidade em lado nenhum. O logro, aliás mais uma mentira numa política de mentiras tão habitual como o ar que se respira, é tão evidente que não percebo que os órgãos de comunicação social, em particular a televisão, aceitem enganar objectivamente os seus espectadores apresentando-lhes “passeios de rua eleitorais” completamente artificiais, em que Passos e Portas aparecem rodeados por guarda-costas e “jotas” (que no PSD são habitualmente pagos para acompanharem as caravanas). Aliás, a campanha do PaF nada em dinheiro e muito tempo depois iremos saber que os custos de campanha, foram “por acaso” ultrapassados para o dobro. Mas, quem é que quer saber? 
Porém, dos actos eleitorais da coligação aquele que mais suscita do meu ponto de vista uma reacção mais dura foi a visita de Paulo Portas aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Como está tudo adormecido e ninguém reage a nada, aceitou-se este acto como mais um acto normal de campanha, quando ele na realidade devia infundir muita e muita preocupação e indignação. Mas quem é que quer saber?
Preocupação, porque revela uma arrogância desenvolta de quem acha que pode tudo e pode fazer tudo. Mesmo humilhar os outros, que é a essência do que aconteceu nos Estaleiros, onde muitos trabalhadores foram usados para servir de paisagem ao “sucesso” do governo, sem poderem, sob pena de perderem o seu emprego, exprimir-se livremente. Portas visitou-os com os patrões ao lado e grande cópia de jornalistas e câmaras, com o habitual chapéu de função, desta vez um capacete, batendo com os pés no chão de metal, como se fosse um general dum exército de ocupação. Mas quem é que quer saber?
Portas repetiu os mesmos números que Passos Coelho referiu numa outra visita aos mesmos Estaleiros, quando falou do “erro do passado” que “acabou em bem”. Os patrões da Martifer, por seu lado, acham que o governo pode usar as instalações de que são concessionários para a propaganda política da coligação, sem um átomo de hesitação. Por muito que se possa criticar homens como Belmiro de Azevedo ou Alexandre Soares dos Santos, duvido que aceitassem patrocinar uma sessão de propaganda do governo nos seus supermercados. 

E, no entanto, nada há de mais revelador, não só dos interesses que apoiam este governo, como das suas ideias sobre a sociedade e o papel dos trabalhadores, do que esta visita imperial num dos raros sítios onde ainda há trabalhadores. Na realidade não são os mesmos trabalhadores de antes, não tem os mesmos direitos e não ganhem os mesmos salários. Mas quem é que quer saber?
É natural que a empresa que ficou com a subconcessão dos Estaleiros, a West Sea da Martifer, não perca oportunidades em receber os governantes a quem muito deve. Seja Aguiar Branco, seja Passos Coelho, seja agora Paulo Portas. Em Maio deste ano, Passos Coelho visitou os Estaleiros e anunciou “que vai entregar à West Sea a construção de dois Navios Patrulha Oceânicos”, por ajuste directo, ou seja, sem concurso. A encomenda por ajuste directo no valor de 77 milhões, foi justificada pela “urgência”, depois da Marinha ter sido impedida de os contratar aos Estaleiros quando estes eram públicos. Mas quem é que quer saber? 
Portas passa por cima destas minudências e atira os números do “sucesso” sem hesitar, como se espera de um propagandista, Passos pelo contrário, entaramelou-se. Quando da sua visita aos Estaleiros, seguiu-se uma complicada, como é costume, explicação sobre o que é que tinha acontecido aos trabalhadores dos Estaleiros: havia 520 a trabalhar, 200 contratados, 320 subcontratados. Dos contratados, aqueles pelos quais a Martifer tinha responsabilidades, apenas 160 tinham vindo dos antigos estaleiros (que tinham 609 trabalhadores à data da privatização). Claro que, muito naturalmente, porque a vida é difícil, houve trabalhadores que pediram a rescisão do contrato e o estado pagou as respectivas indemnizações, subsídios de desemprego e reformas. Em inícios de 2014, a empresa pública em vésperas de privatização, previa para “limpar” estes trabalhadores cerca de 30 milhões de euros. À data da concessão, a Martifer prometia contratar 400 dos 609, coisa que não fez.
Agora promete dobrar o número de trabalhadores, dos 200 para os 400, “nos próximos tempos, tendo em conta que o Primeiro-Ministro acaba de anunciar que vai entregar à West Sea a construção de dois Navios Patrulha Oceânicos”. O Almirante Melo Gomes, que foi Chefe do Estado-maior da Armada, não deixou de comentar, com ironia, a “superioridade da gestão privada quando esta é financiada pelo erário público”. Mas quem é que quer saber?
Onde Portas se gaba de ter “salvo” os Estaleiros, na realidade ele quer dizer que os domou, como Pires de Lima falava das empresas de transporte quando há greves, para prometer que quando as privatizar ou concessionar, “acabam” as greves. O discurso sobre o “público” e o “privado” não é apenas sobre a eventual superioridade da gestão privada sobre a pública, é sobre como, em períodos de elevado desemprego, a privatização ajuda não só a baixar os salários como em por na ordem trabalhadores e sindicatos. Mas quem é que quer saber?
Claro que é melhor haver estaleiros a funcionar em Viana do Castelo, haver trabalhadores empregados, haver empresas a crescer com a ajuda do estado e mérito próprio, claro que tudo isso é melhor do que o seu contrário. Mas o seu contrário está longe de ser provado que iria acontecer ou poderia acontecer. Escolhas diferentes dariam resultados diferentes e, em muitos casos, bastante melhores.
Ficar desarmado porque as coisas aconteceram assim e daí inferir que não poderiam ser de outra maneira, é hoje uma maneira de pensar muito comum, mas mostra apenas interiorização e subjugação pelo poder. Depois quando correm mal, já é tarde. E há muitas destas coisas a correr mal, o melhor exemplo das quais é o Novo Banco, sobre o qual se tem seguido todo este tipo de raciocínio pela “realidade”. Mas quem é que quer saber?
O argumento é o de que foi assim, porque tinha que ser assim. Mas na verdade, não tinha que ser assim, foi assim porque se foi negligente (no Citius), se perdeu o controlo (no Novo Banco) e se fizeram asneiras (no “ir para além da troika”) ou, como no caso dos Estaleiros, porque se quis que fosse assim. Os prejuízos enormes a montante a jusante de muitas das decisões negligentes, impreparadas, imponderadas deste governo, para servir interesses e amigos, por ideologia, ou pior ainda, não podem ser justificadas pelas situações de facto que foram criadas. Algumas foram travadas pelo Tribunal Constitucional ou por outros Tribunais, outras porque o protesto teve força, outras porque estavam tão mal feitas que não passaram do papel. Mas, para mal de Portugal e dos portugueses passaram coisas demais. Mas quem é que quer saber?
Não há-de ser por mim, como aliás por muitos social-democratas que ainda sabem o que designa essa classificação política, que o PaF vai ganhar.
Contrariamente à pequena intriga de muitos gnomos dedicados ao dedo twitteiro e facebookiano da coligação, uns amadores, outros profissionais, todos a mostrar serviço, que se saiba ninguém mudou de partido, ninguém faz parte das listas de deputados do PS e ninguém espera cargos e lugares caso o PS ganhe as eleições. Mas são sensíveis à vergonha interior que muitos trabalhadores dos Estaleiros de Viana devem ter tido, ao ver Portas a usá-los.

Portas, que desonra o honesto capacete de aço dos trabalhadores dos estaleiros, fez, antes de sair de Viana, uma prece a Santa Luzia para que ilumine os eleitores para que votem no PaF. Pobre Santa Luzia que nunca deve ter sido invocada para causa tão ruim!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

terça-feira, 8 de setembro de 2015



          FESTA DO AVANTE

     QUE COISA TÃO LINDA!!!!

Há um mês, foi assim que eu vi a "Festa"

Entretanto com as várias jornadas de trabalho em que participaram voluntariamente, milhares e milhares de militantes e simpatizantes, o que era assim:
Foi ficando assim:
Sendo que o fresquinho da suas límpidas aguas, atraia a criançada para refrescar e divertir-se.

Esta maravilhosa Festa foi construída exclusivamente, em sucessivas jornadas de trabalho,por gente como esta:

e como esta:

São esses voluntários que todos os anos constroem a Festa mais bela, que se realiza em Portugal, onde, para além das mais variadas iniciativas politico/culturais e desportivas se reflecte a realidade do país, nas suas mais diversas vertentes; artesanato, folclore, gastronomia, etc., etc., incluindo nestes eteceteras a música clássica, que no palco principal, o palco 25 de Abril, tem a sua programação da primeira noite, totalmente preenchida com a música claássica.
  
A abertura da Festa é feita com um comício, onde usa da palavra o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, aproveitando a ocasião para descrever a situação geral do país, o seu enquadramento na problemática mundial e expor as propostas que o Partido apresenta, para solucionar os problemas do nosso país.
 A imensa multidão que acorreu à Festa do Avante, justifica plenamente a decisão da Direcção do Partido Comunista de comprar a vizinha quinta do Cabo, visto que os 22.000 metros quadrados da Quinta da Atalaia já serem insuficientes, para as multidões que ocorrem a esta festa.
Nessa medida e em resultado dessa compra, estão acrescentados mais 7 hectares, para cuja compra está aberta uma campanha de fundos. 
E porque não há palavras, nem imaginação que cheguem para descrever a Festa do Avante a quem não a conheça, damos-lhe AQUI uma ajudinha para fazer uma ideia da grandiosidade e ecletismo da Festa do Avante  em 2014.
Entretanto AQUI pode ter uma ideia do que se passou este ano e guardamos a possibilidade de reportar desenvolvidamente as imagens  de 2015, garantindo, que se é possível, a "Festa" desta vez, ainda estava mais linda.