Mensagem

Mensagem

domingo, 30 de agosto de 2015


JOSÉ ALBERTO PEPE MUJICA

Até há poucos meses presidente do Uruguai José Alberto Pepe Mujica, de 80 anos, militante dos Tupamaros, preso político durante 14 anos, visitou o Brasil a convite da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur).
A seu pedido, realizou-se um encontro com os estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que esgotou completamente anfiteatro, conhecido como Concha Acústica.
A pessoa que me enviou o vídeo disse que estariam 20.000 pessoas, no entanto outras fontes falam em 5.000.
De qualquer modo a fotografia da assistência é esclarecedora de que no recinto estava completamente a abarrotar e não cabia mais uma mosca, como se costuma dizer, o que obrigou a organização a colocar vários ecrans, para permitir que toda a assistência pudesse assistir à palestra.
Na sua maravilhosa intervenção, frequentemente interrompida pelos aplausos dos estudantes, perpassou uma mensagem profundamente humanista e revolucionária.
Seguiu-se um tempo de perguntas e respostas, de que infelizmente o vídeo que se segue não apresenta, mas nos relatos dessa intervenção, destaco a que mais me impressionou.
Questionado sobre quais os exemplos históricos e os livros que mudaram a sua percepção de vida, o ex-presidente José Mujica respondeu simplesmente : "Queridos, a vida é um livro aberto".
Chamamos a vossa atenção que a intervenção do ex-presidente José Mujica só começa aos 2.23 do vídeo.
 

Sem comentários: