Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 7 de março de 2011

VERDADE OU ESPECULAÇÃO???

Um aspecto lateral ao valor e importância artística deste conjunto de obras de arte, prende-se com as inúmeras especulações, que investigadores e pseudo-investigadores, fazem sobre imagens anatómicas de órgãos humanos, tais como cérebros, pulmões, articulações ósseas etc., etc., que garantem estarem camuflados nessas pinturas.
Uma explicação plausível para justificar essas conjecturas encontram-se no facto de naquele tempo, a Igreja não permitir a dissecação dos cadáveres e Miguel Ângelo, tal com o seu contemporâneo Leonardo da Vinci, artistas que melhor personificaram os padrões do homem renascentista, tiveram de fazer a sua própria investigação, no intuito de reproduzirem fielmente os modelos que pintavam.
Miguel Ângelo, tal como Leonardo da Vinci, eram uns estudiosos e investigadores da anatomia humana como ficou amplamente testemunhado em vários documentos.
Dada a censura e o controle que a Igreja exercia sobre estas matérias naquele tempo, justifica-se perfeitamente a necessidade de fazer a exposição das investigações que teria levado a cabo, de forma codificada e as aplicasse secretamente em algumas das figuras dos afrescos da capela que foi encarregado de pintar.
Um exemplo muito sugestivo, destes casos é um cérebro humano na cena "Deus cria Adão", no painel central.
Outros casos interessantes são por exemplo representação do tronco de cérebro na garganta de Deus, ou os nervos ópticos de dois olhos e um pulmão humano disfarçados nas estranhas dobras da roupa do dorso da figura de Deus.
Estes casos desenvolvidamente argumentados, podem ser vistos no vídeo que apresentamos a seguir.



Sem comentários: