Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A CRISE NA GRÉCIA

ARRASADORES ARGUMENTOS DE

DANIEL COHN-BENDIT,
NO PARLAMENTO EUROPEU


No vídeo legendado em português que publicamos a seguir, podemos assistir a uma intervenção de Daniel Cohn-Bendit, sobre a actual crise económica que se abateu sobre a Grécia e no rasto da qual, também Portugal e a Espanha estão seriamente envolvidos, por alguns dos mesmos motivos.
Cohn-Bendit, faz duas sugestões que poderiam ter imensa influência na solução da crise.
A primeira apela á solidariedade dos países representados no Parlamento Europeu para a criação de um Fundo Monetário Europeu que protegesse os países dos especuladores financeiros.
A segunda diz respeito especificamente á Grécia, sugerindo iniciativas da União Europeia, no sentido de negociando com a Turquia, procurar garantir a integridade territorial da Grécia, diminuir a tensão militar existente entre estes dois países, desde que a Turquia ocupou o norte de Chipre.
Classificando de hipocrisia o comportamento de alguns países europeus, que por exemplo emprestam á Grécia dinheiro, para depois lhe venderem 6 fragatas por 2.500 milhões de Euros, helicópteros a 400 milhões cada um, mais cerca de 3.000 milhões de Euros de caças Rafale, além de 6 submarinos.
De facto é paradoxal que um país com 11.000.000 de habitantes tem um exército de 100.000 soldados, enquanto o maior país da União Europeia, a Alemanha com mais de 80.000.000 de habitantes, tem um exército de 200.000 soldados.
Proporcionalmente á Alemanha, Portugal tem o dobro dos efectivos, o que levanta igualmente uma importantíssima questão:

Para quê, um corpo militar desta dimensão???


Sem comentários: