Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 3 de março de 2008






No jornal BADALADAS

Um extrato do artigo de Fernando Miguel, com este titulo esclarecedor :

Saúde é filão a explorar pelo Oeste
Nas Caldas da Rainha, Daniel Bessa defende nova teoria económica

Este ex-ministro da economia afirmou "com toda a convicção" :
Hoje já é possível realizar uma operação ás coronárias num determinado hospital e colocar o doente quase de imediato num helicóptero, fazendo-o deslocar para outro tipo de unidade de saúde de recobro e recuperação, onde ele irá terá sua disposição todo um conjunto de serviços de qualidade nos cuidados que ainda carece".

Que a saúde era um filão para a Direita, já todos sabíamos, o que não sabíamos é que o "Professor" Bessa, era um contador de anedotas.
Eu sempre achei que havia um "s" a mais e um "t" a menos, no nome da criatura.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora que Portugal se prepara para reconhecer a independência do Kosovo, eis o que diz Milan Rados Radenic sobre o que é este pretenso "novo" pais:

P:E o futuro do Kosovo?


MR:Aquilo é um território pequeno, pobre, muito atrasado, uma organização social parecida com o século XIX, 60 por cento são desempregados... aquilo é pior do que Timor-Leste. Vemos o que se passa em Timor independente. O Kosovo é pior. Economicamente...


P:Então o que espera que aconteça?


MR:Aquilo vai ser um território que depende dos EUA e nada mais. Um protectorado dos EUA. Aliás, já é. Os EUA construíram lá o maior aeroporto militar que têm na Europa, perto da capital. Durante todo o conflito após a guerra fria durante os anos 90, a Sérvia foi considerada como uma parte da Rússia. Um erro gravíssimo dos EUA, como já se provou. Desencadeou lá conflitos desnecessários. A guerra de 99 foi absolutamente desnecessária. Foi inventada para desviar atenções de problemas internos dos EUA. Não há outra razão.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Do
Jornal de Negócios

- As acções americanas seguiam em queda acentuada, depois da UBS ter estimado que o sector financeiro deverá registar novas perdas relacionadas com o mercado de crédito que poderão ascender a 600 mil milhões de dólares. O Dow Jones caía 1,36% e o

- Nasdaq descia 1,20%.As bolsas norte-americanas têm apresentado uma tendência negativa depois dos dados económicos acentuarem a perspectiva de uma recessão económica nos EUA.

- Disse Belmiro de Azevedo que os bancos, "para garantirem lucros, aumentam preços prejudicando o cliente, que é o mesmo que o Estado faz quando não tem dinheiro e aumenta impostos".
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- BUFFET- Dono da cadeia Wal-Mart e um dos 3 homens mais ricos do mundo afirma:
No sistema de Segurança Social do Governo Federal, existe numa "bolha" que está prestes a rebentar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- A Rádio Renascença vai abrir uma nova estação de rádio. Uma estação dedicada aos estratos etários entre 55 e 75 anos. Pergunta-se como, se não há espectro radioeléctrico, como é que isso vai acontecer?-


Como?- Vai acontecer com a compra de rádios locais por parte da Renascença. E vai fazer uma cadeia com essas rádios.


- O que foi sempre impedido à TSF, por exemplo.


- Evidentemente. Mas o engraçado disto é que isso é impedido pela lei. A lei impede que as rádios locais façam cadeia entre elas. A lei impede que o mesmo programa esteja em difusão por um conjunto de estações e tudo isso vai ser permitido.


- O que é vai mudar com essa nova estação?


- Isto vai significar uma perda de um património interessante e importante. Isto é, não vou dizer que não haverá mais rádios locais, mas vou dizer com uma grande segurança que uma boa parte das rádios locais desaparece, morre. Tiveram sempre uma vida difícil e a maior parte das rádios locais vai ser integrada na Renascença.


- Canibalizada?


- Exactamente. E por isso vamos ter poucas rádios locais. O que eu acho que é uma grande perda. As rádios locais não são rádios tecnicamente avançadas, não são rádios com grande qualidade, mas são rádios que fazem um papel insubstituível em cada zona, em cada região. Não nem damos por elas. Estamos aqui em Lisboa, nem vemos isso acontecer.


- Só se dá por elas em viagem.


- Só em viagem é que se dá por isso. Mas elas servem pequenos núcleos de público, fazem debates sobre as suas questões regionais e, parecendo que não, isto tem uma grande importância, sobretudo quando se discute o poder local. Claro que houve uma parte das rádios locais que se deixou tomar pelos poderes das câmaras. Todas essas perversões aconteceram, mas o que do meu ponto de vista era acertado era apoiar as rádios locais. Era dar-lhes algum apoio, era encontrar formas de as ajudar para poderem existir e não matá-las. Acho que isso vai ser uma grande perda.


- É um regresso ao passado?


- Exacto. E depois acho que a RDP tem redes de frequência subaproveitadas. A Renascença tem praticamente as mesmas redes que a RDP, redes nacionais, tem várias redes nacionais, que também acho que vão ficar subaproveitadas. Em vez de se jogar um jogo aberto, claro, com a possibilidade de haver mais estações nacionais, faz-se isto. - A Rádio Renascença vai abrir uma nova estação de rádio. Uma estação dedicada aos estratos etários entre 55 e 75 anos. Pergunta-se como, se não há espectro radioeléctrico, como é que isso vai acontecer?


- Não deixa de ser irónico, porque o ministro da Comunicação Social anda a preparar uma lei contra a concentração.


- Eu confesso que tenho, em relação a este ministro, a pior das impressões. Já o manifestei publicamente. Provavelmente fará bem o seu trabalho como ministro dos Assuntos Parlamentares, como ministro da Comunicação Social é um incompetente, não sabe o que anda ali a fazer.


- Já o manifestou em diversas ocasiões.


- Em diversas ocasiões teve oportunidade de mostrar e de provar que não sabe o que está a fazer.


- Não acha que tem alguns tiques de autoritarismo?


- Eu também acho que tem alguns tiques de autoritarismo. Tem pelo menos, se não tiques de autoritarismo, uma atitude muito arrogante. Fala de cátedra, fala como se porventura possuísse grandes conhecimentos neste domínio e nesta matéria. Eu acho que é um ignorante nestas coisas, tem feito grandes asneiras, tem adoptado soluções muito erradas nesta matéria.


- Como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social?


- A sucedânea da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Ele não teve a coragem de eliminar o vício da indicação de pessoas que são comissários políticos.
- É quase uma sina.


- Olhe, eu lembro-me perfeitamente de ter tido no Centro Nacional de Cultura uma discussão em público, um debate em público, em que dirigentes importantes do PS, numa altura em que se discutia as rádios locais, defendiam a nacionalização da Renascença e nunca a abertura de novas estações de rádio. Depois, quando se tratou da televisão, não foi o PS que avançou com esse processo, não teve a coragem e o orgulho de abrir novas estações de televisões.
-E a ERC monitoriza as televisões.


- A ERC é uma espécie de ASAE das televisões. Mas, com toda a franqueza, eles podem fazer esse exercício mas nenhum deles esteve em funções de responsabilidade em televisão e em rádio. Enfim, são pessoas que estiveram nos últimos quinze anos envolvidos em tarefas de comissariado político.


.






QUINTA DAS LÁGRIMAS

.




Hoje, 7 horas da manhã, programa de João Gobern “Pano para mangas”.

Diz LUIS FILIPE MENEZES, o gaiano autarca:

Há um paradoxo! Da mesma maneira que o PSD ainda não merece, mas vai merecer, ser Governo, o PS já não merece ser Governo.

Sobre esta tonitruante afirmação, reflecte incrédulo o João Gobern:

Se o Partido do Governo, não merece ser governo, mas o Partido da oposição também não, ficam duas questões:

Quem merece ser o Governo que o país merece?

E se partidos com vocação de poder não merecem ser Governo, será que merecem ser Partidos? Gobern termina assim a sua reflexão:

“São dilemas que nos remetem para o campo da ciência política e para o terreno da duvida metódica e talvez mereçam ser estudados, assim que nos acabarmos de rir”.

.


Quando acabei de ouvir esta crónica fiquei a pensar: porque não teria nenhuma vontade de rir.???

Sem comentários: