Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 6 de março de 2008

PORQUE "JÁ" NÃO SOU CRISTÃO

De alguém que não conheço pessoalmente, recebi a imagem do Papa João Paulo II e da Madre Teresa de Calcutá, acompanhada de uma oração e da solicitação para manter a "corrente".
A minha resposta, trancrevo-a a seguir, porque julgo ter algum interesse, na medida em que reflete no binómio religião/politica, a versão da minha evolução.


Você é um dos onze, viu?

Escolhi 11 pessoas que tocaram minha vida e que eu acho que gostariam de receber este e-mail. Por favor, mande de volta para mim (você verá por que). Se acaso você não sabe, Santa Teresa é conhecida como a santa dos pequenos caminhos, o que significa que ela acreditava que deveria fazer as pequenas coisas da vida sempre bem e com amor. Ela também é a padroeira dos floristas. Ela é representada pelas rosas.
Que todas as pessoas que receberem esta mensagem sejam abençoadas. A prece de madre Teresa não pode ser apagada. Lembre-se de fazer um pedido antes de ler a prece. É somente isso que você tem que fazer. Depois mande esta mensagem para 11 pessoas e veja o que acontecerá no quarto dia. Desculpe-me por você ter que encaminhar a mensagem, mas tente não quebrar esta corrente, por favor. Oração é um dos melhores presentes que podemos receber.
Prece de Santa Teresa:

Que a paz esteja dentro de você hoje.
Que você creia estar exatamente onde você deve estar.
Que você acredite nas infinitas possibilidades que nascem do destino.
Que você usufrua as graças que recebeu e passe adiante o amor que lhe foi dado.
Que você seja feliz sabendo que é um filho de Deus.
Que você deixe a presença de Deus entrar em teu corpo e permita à tua alma a liberdade de cantar, dançar, orgulhar-se e amar.
Ele está lá, para cada um de nós.
Agora mande esta prece para 11 pessoas e não se esqueça de me mandar de volta também. Você verá por que!



A MINHA RESPOSTA

Amiga………se me permite!!

À inteligência do homem se deve o computador e podermos contactar com esta fantástica facilidade.
E porque somos de uma forma geral seres inteligentes, ao ler a mensagem que me enviou há pouco confesso que fiquei um pouco perplexo e preocupado. Explico porquê:
Tenho-lhe enviado alguns materiais que me tem chegado por duas ordens de razões: ou por terem interesse jornalístico ou por terem interesse cultural.
É evidente que este meu julgamento é muito subjectivo mas fico de consciência tranquila porque é o seu critério que influencia e determina o valor da sua utilidade.
Eu não tenho o prazer de a conhecer pessoalmente.
Para mim valorizo o facto de ser jornalista e certamente estará atenta a tudo o que se passa à sua volta.
No campo político, génese da razão do nosso contacto, ficou claro, certamente, que sou comunista.
Como tal sofro pelo facto de não termos, de uma forma geral, a mesma facilidade que os outros partidos têm de chegar aos meios de comunicação social.
É evidente que não descuramos, ou pelo menos não devemos descurar, qualquer janela de oportunidade que nos apareça para transmitir a nossa mensagem ou a nossa maneira de ver o mundo e a sua problemática.
Foi este raciocínio que presidiu sempre á minha intenção.
Se alguma vez não foi assim interpretado deve-se certamente á má avaliação que fiz do seu interesse ou por lapso na avaliação da sua substância.
Serei o primeiro a pedir-lhe desculpa se, por ventura, no entusiasmo da defesa dos meus ideais, alguma vez belisquei os seus sentimentos.
Acredite que nunca seria essa a minha intenção, antes pelo contrário.
É ao mais profundo respeito pelo próximo, à luta pelos seus direitos e pela sua dignidade, que vou buscar os argumentos que enchem a minha alma de alegria por estar deste lado da trincheira.
Não nasci comunista.
Fiz-me comunista quando, nas duras lutas que a vida me proporcionou, descobri que esta teoria política, pela sua filosofia e conteúdo científico, correspondia integralmente ao meu projecto de vida.
Tenho a certeza de que corresponde também ao que o Deus que senhora admira-penso eu-reservou para a humanidade, de forma a atingir a paz e a felicidade.
Acreditar ou não acreditar em Deus não resolve nenhum dos problemas com que se debate a humanidade.
Pertence ao foro íntimo de cada um e deve ser absolutamente respeitado.
Para não lhe deixar nenhuma dúvida da minha sinceridade vou-lhe contar dois episódios que marcaram a minha infância.
Minha mãe foi uma das primeiras miraculadas de Fátima.
Já li um referência a esse fenómeno no seu jornal, num artigo do senhor Manuel Jorge.
Pode também ler o relato oficial da Igreja no livro "Os Episódios Maravilhosos de Fátima", autorizado a ser publicado por D.José, Bispo de Leiria, em 13 de Dezembro de 1927 (página 301 a 307 ).
Eu próprio, num entusiasmo místico que antecedeu a minha comunhão solene, vi nitidamente a imagem do Sagrado Coração de Jesus a rir para mim.
Hoje não tenho a crença da minha juventude e até invejo quem a mantém, pois isso facilita imenso a vida.
Quem vive a doutrina da Igreja encontra na caridade uma solução fácil para a consciência, no que diz respeito aos problemas materiais.
No que diz respeito á mensagem de Cristo, já a questão é mais complexa e difícil, porque na relação de forças entre os que produzem os bens que usufruímos e os donos dos meios de produção, sempre foram criados grandes problema à humanidade.
A forma como politicamente se tem procurado disfarçar esse dilema tem sido, desde tempos imemoriais, a consigna "Sempre houve ricos e pobres".
Isso, de facto, é verdade. O problema é que cada vez os ricos ficaram mais ricos e os pobres aumentaram exponencialmente a cada rico que foi criado.
A esta problemática a Igreja tentou responder a partir da encíclica "Rerum novarum" com doutrina socialmente correctiva, baseada na convicção de que essa Carta Apostólica seria suficiente para rectificar os erros e exageros de que enfermava a actividade económica e social.
Quando após a adolescência tomei consciência do mundo que me rodeava, procurei outras respostas a esse desiderato por achar que esta solução era paradoxalmente frágil.
O comunismo apareceu como uma via que respondia de forma mais concreta.
Era a resposta que, para além do indivíduo visto isoladamente, procurava a resolução dos problemas numa perspectiva colectiva tal como acontecia no Cristianismo primitivo.
Lembro que esta razão constituiu no seu tempo um trunfo fundamental para o seu enorme desenvolvimento e rápida proliferação.
Creio e acredito que a doutrina social da Igreja está cheia de boas intenções mas, como reza o ditado popular, "de boas intenções.....!!!! "
Talvez seja a diferença entre mim, no dia de hoje, e aquele jovem que, com a influência de um padre que idolatrava, viu o "Tal" sorriso.
Vem tudo isto a propósito da oração que me mandou e de que eu agradeço a intenção que lhe julgo estar subjacente, atribuindo outra qualquer ao simples facto de não nos conhecermos e dada a originalidade da circunstância serem permitidas todas as conjecturas.
Na sua mensagem atribui-me o nº onze com a obrigação de não quebrar a corrente.
Infelizmente, como já deve ter percebido, vai ter de arranjar outra pessoa para que esta não se quebre.
Na sua mensagem consta um retrato da recepção que o Papa João Paulo II fez á freira Madre Teresa de Calcutá.
Teria preferido ver a freira com o Papa João XXIII, que quanto a mim representou muito melhor aquele Cristo, cujo valores continuam na minha alma e de cuja imagem e mensagem tantos abusos se tem feito. O Papa João Paulo II teve na sua acção, como a história há-de reconhecer, um comportamento politico extremamente negativo.
Por outro lado, como deve saber, apesar das dúvidas religiosas que teve, Madre Teresa soube ultrapassá-las e resolveu consagrar-se a ajudar o próximo, humildemente, com todas as forças que estavam ao seu alcance.
Nós, comunistas, também com as forças que temos procuramos ajudar o próximo.
Nós, comunistas, também lutamos pela felicidade de toda a humanidade.
Nós, porque somos comunistas, encontramos no colectivo e na análise científica da vida a inspiração para a prática dessas virtudes, em harmonia com a dialéctica da Natureza.
Tal é o horizonte inspirador da nossa acção.
Tal foi o do aparecimento, em tempos idos, de Cristo, Maomé, Buda, Confúcio etc., etc.
Esperando a sua compreensão
Despeço-me
Juvenal

Sem comentários: