Mensagem

Mensagem

domingo, 18 de maio de 2008


CARTA ABERTA A PACHECO PEREIRA
Caro senhor
No artigo que o senhor escreveu para a revista “Sábado”desta semana e na qual a propósito dos planos quinquenais da ex-União Soviética, diz textualmente: “a relação dos grandiosos planos quinquenais com a realidade era escassa, as estatísticas eram falseadas e os operários e os kolkhosianos trabalhavam á força da inspiração do NKVD e depois do KGB e da sombra siberiana do gulag” .
Vem as suas considerações a propósito do incrível documento, onde o inspector-geral da ASAE relaciona os objectivos a atingir por esse organismo, quantificando-os pelos resultados a obter em nº de detenções, contra ordenações, processos-crime.
Aproveita objectivamente este “pidesco” disparate, para se interrogar “como é que se faz em Dezembro, quando só se prenderem 310 pessoas da quota de 410? Vai-se á pressa prender 100 para cumprir o Plano Quinquenal?
Como os elementos a que se refere, fazem parte do plano de trabalho anual da ASAE, só posso considerar a sua “quinquenal” insinuação, como manifestação de um primaríssimo anti-comunismo ou pior do que isso, adequação oportunista aos tempos que correm.
Quanto á sua afirmação de que “os operários e os kolkhosianos trabalhavam á força da inspiração do NKVD e depois do KGB”, dou-lhe de barato o exagero da afirmação, com uma interrogação: Porque seria necessário?
Como o senhor generaliza, eu ponho-lhe a questão: Seria possível, um país economicamente arruinado, sem quadros, transformá-lo numa super potência em menos de 70 anos, se isso não correspondesse ao empenho e á vontade de todo um povo?
Não sabe o senhor (por acaso) que num processo revolucionário, haverá sempre contra-revolucionários, 5ªs colunas, que tentam sabotar processo?
A quem cabe lutar contra esses traidores?
Se “estudar” o processo do nosso "25 de Abril", certamente concluirá, noutra dimensão e noutro contexto, que foram os contra-revolucionários e principalmente a 5ª coluna e os “fazedores de opinião”, que colocaram de novo Portugal nas mãos do grande capital, devido aos nossos “brandos costumes”.
Eu não tenho dedicado o meu tempo, aos “Estudos Comunistas”.
Não sei se nos seus “Estudos” refere o estado em que se encontrava a economia da Rússia na época.
Não sei sequer se avaliou as consequências económicas, politicas, sociais e demográficas, que a destruição maciça e o saque da maior parte do território da Rússia (e posteriormente da União Soviética) tiveram durante a Guerra 1914/18, a Grande Revolução de Outubro e finalmente a 2ª Guerra Mundial com os seus 25.000.000 de mortos.
Não sei se teve em conta as consequências trágicas da contra revolução dos chamados “Russos Brancos”, que apoiados pelos seus aliados, franceses, ingleses, americanos, Japoneses e mais 13 países, ocuparam e saquearam todo o território da Rússia, com excepção de uma pequena área á volta de Moscovo, não maior do que Portugal.
Não sei se teve em conta que 80% dos Russos eram nessa altura analfabetos e a maior parte dos restantes 20 %, composto por aristocratas, médicos, professores, intelectuais, etc., etc., fugiu para o estrangeiro.
Essa guerra civil que se abateu sobre a Rússia, causou tanta miséria e tanta fome, que para sobreviverem, alguns tiveram que praticar canibalismo com os seus mortos.
Se teve tudo isto em conta nos seus “Estudos”, sabe perfeitamente o esforço que foi necessário fazer, no levantamento exaustivo do que existia e numa avaliação rigorosa das necessidades, para através desses "Planos Quinquenais", racionalizar a produção com os parcos meios de produção existentes.
Sabe também perfeitamente, que foram os "Planos Quinquenais" que a partir de 1928, transformaram a URSS numa nação moderna, industrializada e socialista.
O êxito desses ” Planos Quinquenais” levou a que, logo no inicio dos anos 30, o mundo capitalista começasse a preocupar-se de novo com o que se passava na jovem União Soviética e a aperceber-se que estava a emergir uma nação poderosíssima e um regime politico revolucionário, que iria acabar definitivamente com a exploração do homem pelo homem, característica e fundamento principal dessa sociedade capitalista.
É essa nação, que através do sistema socialista, com a economia planificada, com os seus (por si denegridos) ” Planos Quinquenais”, consegue através de todas as vicissitudes acima já referidas, tornar-se em 70 anos numa das maiores potências mundiais e expoente máximo no Desporto, na Ciência, na Arte e na Cultura.
Tudo isto deveria merecer-lhe um enorme respeito, se o senhor estivesse minimamente interessado em perceber como é que um sistema político, conseguiu semelhante milagre.
Não serão necessários muitos “estudos”, para perceber, que enquanto o dinheiro, dominar as relações entre os homens, se fomentar a liberalização selvagem do mercado, as leis da natureza continuarão a ser tripudiadas, e a justiça social relegada para o reino da fantasia.
“Estudiosos” como o senhor, bem se encarregam de proporcionar nojentos adjectivos e repugnantes comparações para confundir os menos “estudiosos”.
Mas pelo caminho que as coisas estão a tomar, se continuar a “estudar”, brevemente chegará á conclusão que os tempos estão a mudar e a tal velocidade que o futuro dos seus “Estudos”, vai ser muito problemático.
Ou então, venha a concluir pelo contrário, que ainda está a tempo de enviar os que defendem os ideais de “25 de Abril”, para uma qualquer “praça de touros” espanhola ou chilena, enquanto o senhor vai para a Fortaleza…… (do Brasil …..claro, é mais quentinho!!!).

Sem comentários: