Mensagem

Mensagem

domingo, 4 de maio de 2008


OS CÃES DO DONO
Li no Jornal “Frente Oeste” desta semana, sob o título “Os cães do dono”, numa feliz referência a Fernando Pessoa, um artigo do meu amigo Joaquim Gomes, onde se queixa amargamente, de êle próprio, se sentir num mundo cão!
“Era uma vez, em 21 de Abril de 2008, pelas 23h10, na Assembleia Municipal de Torre Vedras, foi posta à votação em defesa dos direitos e liberdades de um trabalhador sindicalista, Pedro Jorge. Seis votos a favor, 15 abstenções e 16 votos contra a liberdade de expressão. 16 Votos contra a democracia………….E no dia 21 de Abril de 2008 pelas 23h10, na Assembleia Municipal de Torres Vedras? Esqueceram-se de Abril? Da Liberdade e da democracia?”
Fiquei preocupado com a mágoa do meu amigo.
Esqueceram-se de Abril? Da Liberdade? Da Democracia? O PSD? A maioria absoluta do Partido Socialista?! Que ideia! Não era possível! Que exagero! Nem pensar!!
Em seguida fui ler o jornal “Badaladas”e de repente...pimba!!!.
Percebi perfeitamente o que acontecera!
Tudo se ficou a dever a dever ao adiantado da hora!!!!
Tudo se torna compreensível, á luz do que li na reportagem das comemorações do "25 de Abril" no Turcifal.
O senhor Alberto Avelino presidente da mesa da Assembleia Municipal, certamente a pensar no que tinha acontecido 4 dias antes, quis penitenciar-se e confessou humildemente: “O 25 de Abril nunca pode estar adormecido”
É fácil deduzir, que a irracional e perversa votação se tinha ficado a dever ao facto de ser tão tardio, minucioso e sonolento o desenvolvimento dos trabalhos da Assembleia Municipal, naquele dia.
O seu presidente, bem como os 31 votantes do PSD e PS (15+16=31) já deviam estar a dormitar aquela hora e não perceberam que se pretendia na moção da CDU, através do caso Pedro Jorge, defender a democracia e a liberdade conquistada com o "25 de Abril".
Uns, certamente estremunhados, não quiseram fazer má figura……abstiveram-se…… e os outros…… porque……porque.......porque não!!!!
Mas quanto a mim, a penitencial afirmação mais significativa, foi quando solidário, o senhor presidente afirmou:
“Se o desemprego é doloroso, o ganhar-se pouco não é menos”.
Como vês, meu querido amigo Joaquim Gomes, fica assim provado á exaustão que o nosso presidente da Assembleia Municipal, é um grande defensor não só do Pedro Jorge, como também da liberdade e da democracia.
Nem outra coisa era de esperar! O sono é que ia estragando tudo!!!
Eu tenho a certeza que esta caritativa afirmação do presidente Alberto Avelino, foi feita a pensar no Pedro Jorge, porque como sabemos, o processo disciplinar para despedimento que lhe foi instaurado, baseia-se no facto de ele ter dito:
“Os jovens na verdade tinham muitas dificuldades, ganhavam pouco e ele não era aumentado na empresa onde trabalha, há mais de 3 anos”.
Meu querido amigo, tu estás muito confuso e se quiseres ver as coisas com isenção, deves ler também com muita atenção, o que sobre o assunto diz no “Frente Oeste” o próprio Hugo Martins, do grupo municipal do PSD e julgo que presidente da concelhia desse baronal Partido.
Como se pode ler nesse jornal na página 4, ele afirma-se partidário:
“Daqueles para quem a liberdade é uma realidade inquestionável”.
Para que não restem duvidas que podes contar com ele, pelo menos sempre que não estiver com sono, ele esclarece que considera :
”Imperativo que todos os agentes políticos sejam responsabilizados pelas suas promessas, decisões e omissões””Não se conformem, não se resignem, este é o espírito de Abril”
Toma!!!
E mais !!!! Agora já podes contar também com o Partido Socialista!!!
Devem ter feito entre os dias 21 e 25 de Abril um “recolhimento”, para examinar a situação, porque a segundo o “Badaladas”, Laura Fernandes representante do grupo municipal do PS, já defende:
“direitos e liberdades, estão hoje de tal forma consolidados e interiorizados que dificilmente nos imaginamos a viver sem eles” e que deve ser transmitido aos jovens, “para que saibam de onde vieram”.
A propósito, o Pedro Jorge é muito jovem, não é???
Porreiro, pá!
Agora sim, ele bem pode contar com a energia e a coragem desta amiga, porque ela também acha:
“que a vida em democracia exige a contribuição de todos e cada um” e “só lamenta a actual falta de participação dos cidadãos na vida pública”.
Para finalizar em beleza, tu, eu e todos os cidadãos deste concelho que prezamos a liberdade, que fizemos e defendemos o "25 de Abril" SEMPRE, podemos também contar com o apoio inflamado do senhor Carlos Miguel, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, porque na opinião dele, segundo li também no “Badaladas”
O 25 de Abril valeu a pena e merece todo o nosso respeito” e acha que “é um erro ingrato esquecer os legados e os desígnios da revolução dos cravos”.
Ele até se preocupou em sublinhar:
Todos os dias se faz Abril na autarquia”.”E que se está a cumprir a revolução quando pensamos em comum o nosso destino colectivo, aceitando o resultado democrático sem subterfúgios, sem mentiras e sem baixa politiquice”.
Baixa politiquice, muito bem! Assim é que é falar. Tem a minha poia!
Como vês, Joaquim Gomes, meu amigo, meu camarada, meu irmão, não tens que te preocupar!.
Pelo que se ouve e pelo que se lê, o "25 de Abril" está bem entregue….não haja duvida!!!
Esta gente é incapaz de dizer uma coisa e fazer exactamente o contrário!!!

Sem comentários: