Mensagem

Mensagem

domingo, 13 de julho de 2008


COMUNICADO DAS FARC
SECRETARIADO DO ESTADO MAIOR CENTRAL DAS FARC-EP
SOBRE A FUGA DOS 15 PRISIONEIROS DE GUERRA
COMUNICADO
1 - A fuga dos 15 prisioneiros de guerra, na passada 4ª feira 2 de Julho, foi consequência directa da desprezível conduta de César e Henrique, que atraiçoaram o seu compromisso revolucionário e a confiança que neles se depositou.
2 - Independentemente de um episódio como o sucedido, inerente a qualquer confrontação politica e militar onde se contam vitórias e derrotas, continuaremos a manter a nossa politica para concretizar acordos humanitários que consigam o intercâmbio e para alem de tudo, protejam a população civil dos efeitos do conflito. Ao persistir no resgate, como a única via , o governo deve assumir todas as consequências da sua temerária e aventureira decisão.
3 - A luta para libertar os nossos e demais combatentes políticos presos, estarão sempre na ordem do dia em conjunto com as unidades (farianas), especialmente com a sua direcção.
Estamos com todos eles. de alma e coração.
4 - O caminho para se conseguir as transformações revolucionárias, em nenhuma parte do mundo e em nenhum momento da história foi fácil, antes pelo contrário, e por isso o nosso compromisso se fortalece ante cada novo repto ou dificuldade.
5 - A paz que se quer na Colômbia deve ser resultado de acordos que beneficiem as maiorias e não a paz dos sepulcros, sustentada pela corrupção, terror de Estado, a crueldade e a traição.
As causas pelas quais lutam as FARC-EP continuam vivas, o presente é de luta e o futuro é nosso.
Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP
Nas montanhas da Colombia em 5 de Julho de 2008
"OPERAÇÃO JAQUE"
O guerrilheiro César (Gerardo Aguilar) contou que o que gerou confiança foi o facto de no lugar onde se encontrava o helicopetro, as pessoas traziam o emblema da Cruz Vermelha Internacional, uma equipe da Tele-SUR e os restantes helicópteros estavam pintados da mesma maneira que os que apareceram quando libertaram os outro reféns e que provinham da Venezuela, alem de terem camisetas com os emblemas da Cruz Vermelha Internacional, Cruz Vermelha da Colômbia e pólos com o retrato de Che Guevara, explicou o advogado Rodolfo Rios.
Acrescentou ainda este advogado, que a guerrilha capturou os três agentes militares norte-americanos, dentro de território Colombiano , executando acções puramente militares e que devem ser julgados no âmbito do Direito Internacional e o Direito de Guerra, porque deixou de ser um conflito interno e foi transformado num conflito internacional.
Acrescentou ainda, que foi a intercepção das comunicações electrónicas, dos rádios e telefones, que comunicavam entre as diferentes frentes de comando das FARC que permitiu o engano da falsa missão humanitária.

Sem comentários: