Mensagem

Mensagem

terça-feira, 13 de abril de 2010


VÁRIA QUESTÕES MUITO JUSTAS!!!




JOSÉ SÓCRATES

UM PORTUGUÊS ACOSSADO

Segundo o semanário Expresso, o Libération (jornal diário francês liberal de esquerda) não saiu em Portugal, na quinta-feira 18 Março, devido a "problemas de impressão".
Por estranha coincidência (???), quem tivesse acesso a esse jornal, poderia ter lido este artigo de FRANÇOIS MUSSEAU enviado especial a Lisboa , que pela sua importância, decidi traduzir e publicá-lo neste Blogue.



.
.


NADA ESTÁ FAVORECENDO O PRIMEIRO-MINISTRO SOCIALISTA, CUJO NOME ESTÁ ASSOCIADO A CASOS DE CORRUPÇÃO, NUM CONTEXTO DE CRISE ECONÓMICA GRAVE.

A inimizade de boa parte dos média, a crise política que se transforma em um impasse institucional, uma situação social explosiva, um desastre económico que obriga a medidas drásticas, a curto prazo ... Como se isso não bastasse, o impetuoso José Sócrates (reeleito com uma fraca votação, nas legislativas de Setembro de 2009) tem agora de enfrentar uma “Frente” no Parlamento que poderá forçá-lo a demitir-se ou apelar á família socialista para encontrar um sucessor, como chefe de governo.
Começa hoje em Lisboa uma comissão parlamentar de inquérito que, pela primeira vez desde o fim da ditadura de Salazar, envolve directamente um Primeiro-Ministro. E vai forçá-lo a aparecer fisicamente em vez de aceitar as respostas por escrito.
"Portugal é um barco bêbado, onde o capitão é o maior suspeito de toda a tripulação", referiu um colunista do canal de televisão privada SIC.
Os economistas, de todos os países europeus consideram que Portugal é certamente o elo mais fraco. Ainda mais que a Grécia, o pequeno país ibérico sofre com problemas estruturais, as exportações reduzidas, uma da dívida externa recorde e um défice público de 9,3%. Bruxelas espera de Lisboa medidas concretas para respeitar o “plano de austeridade" com o qual José Sócrates está comprometido. Mas estas medidas, que prometem ser draconianas, é preciso esperar para ver... especialmente porque José Sócrates está muito enfraquecido pelos seus problemas político-judiciais.

"Reformador". O que parece ser um caso grave de intervenção política, está relacionado com um suposto caso de intervencionismo. Durante dois meses, um grupo de deputados vai tentar fazer luz sobre o papel desempenhado por José Sócrates, na tentativa da gigantesca Portugal Telecom (controlada pelo governo socialista), comprar a televisão TVI, que era hostil ao governo.
Trata-se em suma de saber, se o líder socialista manobrou no sentido de colocar aquela estação de televisão sob seu controle.
Em Junho de 2009, perante o Parlamento, Sócrates tinha solenemente assegurado nada saber sobre tais negociações.
Se esta comissão de inquérito, que vai ouvir dezenas de testemunhas, provar que o primeiro-ministro mentiu, os dias daquele que prometeu "transformar Portugal em Profundidade" estarão contados.
“Mais do que ter sido uma parte da solução para o país, Sócrates é hoje uma parte do problema”, resume José Manuel Fernandes, antigo director do quotidiano de referência, o jornal “Público”, cuja saída é atribuída às relações tensas, com a líder socialista.
Como muitos outros críticos, Fernandes reconhece que o tonitruante Sócrates no início de seu primeiro mandato - 2005-2007 – foi um chefe de governo corajoso, que conseguiu fazer baixar um grande deficit até aos 3% (novamente hoje cerca de 10%), reformou o sistema de reformas (idade legal e tempo de prestações aumentadas), aumentou as receitas fiscais, criou 150 000 postos de trabalho, e fez uma limpeza na gestão da alta administração... «Um bom balanço, de um reformador voluntarista, que soube conter a esquerda e tranquilizar a direita», segundo o analista político Manuel Villaverde Cabral. «Ele colocou na rua um monte de gente das altas esferas, que são agora seus fiéis inimigos». Mas se José Sócrates está bastante enfraquecido, isso é derivado ao facto da sua carreira ser marcada por zonas de sombra e actividades suspeitas.
Desde os seus primeiros passos de actividade municipal na região da Beira Baixa, a leste do país, ele foi envolvido numa dezena de escândalos.
Um diploma de engenheiro obtido em condições suspeitas, licenças de construção obtidas de forma duvidosa no Município de Castelo Branco, o caso "Face oculta" (escutas telefónicas que o ligam a um inculto homem de negócios fraudulentos, que tem quase o monopólio de resíduos industriais)... Ou ainda o caso do «Freeport», uma empresa britânica que construiu um centro comercial em Alcochete, um subúrbio de Lisboa, numa área protegida por ser uma reserva natural... com a luz verde de Sócrates, então ministro do Meio Ambiente! «Na verdade, em cada um destes casos não há nenhuma prova formal», disse José Manuel Fernandes. «Mas nada é muito claro com ele».

"Jovem lobo". Enérgico e carismático, com uma ousadia que electrizou uma vida política anquilosada, José Sócrates aparece também como um líder intransigente, autoritário e irascível, cuja ambição devoradora irrita muita gente.
«O seu percurso é o de um jovem lobo, sem ideologia, oportunista, um puro produto do aparelho partidário, que subiu degrau a degrau com a cabeça fria», segundo descrição de Fernando Rosas, historiador e membro do Bloco de Esquerda. «Ele sempre teve um lado marginal. E seu excesso de autoritarismo rendeu-lhe uma imagem deplorável nos média, que não são meigos com ele».
Sócrates não se poupa a dar-lhes razões: vários jornalistas, estrelas de TV (Mário Crespo, Manuela Guedes ...) denunciaram a "censura" exercida sobre eles pelo Primeiro-Ministro.
Uma Comissão Parlamentar de Ética foi criada em Janeiro, para esclarecer esta questão.
«Um dos grandes problemas de Sócrates é que ele perdeu o apoio das elites», segundo análise de José Manuel Fernandes, antigo director do jornal “Público”. «Já não confiam nele, toda a gente tem medo de ser enganado por uma personagem tão problemática e ambígua».
Num prostíbulo político, dominado por doutores, este socialista sem um título de prestígio, é um provocador que se atreve a romper com o status quo.
Á maneira de um Sarkozy português, Sócrates é um dominador, um comunicador zeloso que criou anti-corpos no seu partido e personalizou ao extremo o exercício do poder. Outras semelhanças: ele não teme mexer na ferida, suporta mal as críticas, perde facilmente a calma e cultiva a permeabilidade entre política e negócios – ao dar sua bênção a Jorge Coelho, um dos seus mais próximos, ex-ministro Socialista para entrar no conselho de administração da gigantesca construtora Mota-Engil.

Á força de brincar com o fogo, José Sócrates encontra-se como que numa cadeira ejectável, somente seis meses após sua difícil reeleição (uma pequena maioria no Parlamento) e com a sua quota de popularidade a cair alegremente? «A priori, todos os elementos são demolidores diz Ricardo Costa, director do semanário Expresso. Felizmente para ele deputado, as circunstâncias protegem-no».
De um modo geral, o Presidente da República, Cavaco Silva, mentor do grande partido de direita (PSD), não tem interesse em convocar eleições antecipadas. Por razões de estabilidade institucional, e também porque hoje, uma votação não mudaria certamente muito a situação actual.
Até Janeiro de 2011, data para as eleições presidenciais, Sócrates não tem a sua pele em risco. A menos, claro, a comissão parlamentar de inquérito, que abre hoje, exija a sua demissão.

"Sacrifícios". Mesmo que ele permaneça no poder, todos lhe prognosticam uma autêntica “via Sacra” até o final de 2010.
Após ter concedido largos benefícios sociais, Sócrates vai ter de aplicar daqui a pouco um plano de austeridade ditado por Bruxelas através de fortes cortes nos gastos sociais (saúde, subsídio de desemprego, os subsídios, o acesso à RMI...).
«Depois de dez anos, o poder exige que os portugueses façam sacrifícios, diz Manuel Villaverde Cabral, politólogo. Eu não acredito que eles o suportem mais tempo».

José Sócrates, apanhado entre o martelo social e a bigorna financeira? «Ele está de pés e mãos atados, acrescentou José Manuel Fernandes. O modelo industrial português, velho de cinquenta anos, está moribundo, e não há nada para substitui-lo. O país só produz entre 30 e 40% do que consome. A margem de manobra de Sócrates é muito fraca»
Será que ele se vai aguentar? Ricardo Costa, Expresso, e outros observadores estão disso convencidos: «Esse cara tem mais vidas que um gato. É muito duro, muito resistente, ele sabe encaixar os golpes. Um verdadeiro animal político que sabe tirar as garras de fora, quando parece que está mais fraco ".


O original pode ser lido AQUI

Sem comentários: