Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 1 de abril de 2015


A LISTA VIP

O tema principal no debate quinzenal com o primeiro-ministro foi a questão da lista VIP.
Sem porta (ou Portas) por onde escapar, acabou por ter de assegurar que iria tomar providências, no sentido de solucionar o problema do acesso indiscriminado aos ficheiros da Autoridade Tributária.
Quanto a nós, esta é a única promessa que este mentiroso compulsivo irá ser obrigado a cumprir, não por vontade própria, mas porque a Comissão Europeia vai aprovar e implementar um regulamento de proteção de dados, que a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) terá de adoptar integralmente, na medida em que não se trata de uma directiva, mas de um regulamento para ser para ser integralmente aplicado por todos os membros da União Europeia, o que obrigará à elaboração de legislação comum e à aplicação dos mais evoluídos processos tecnológicos onde estarão previstas pesadíssimas sanções aos privado ou empresas que violem o regulamento e por arrasto se fará repercutir no respeito a ter pela confidencialidade dos dados na posse da Autoridades Tributária.
Eis uma síntese do regulamento que está previsto: 
Com o novo regulamento as organizações que processem dados sensíveis, ou dados de mais de 5000 titulares, passarão a ser obrigadas a ter um “Data Protection Officer.”
Consentimento – o consentimento dado pelos cidadãos ao tratamento dos seus dados terá de ser livre, específico, informado e expresso, tendo o responsável pelo tratamento (a organização) o ónus da prova da atribuição de tal autorização. Adicionalmente, a cláusula do consentimento não poderá mais estar “discretamente” incluída no meio do restante clausulado dos contratos, sendo obrigatório o seu destaque. 
Direito ao esquecimento (right to erasure) – Em circunstâncias particulares, os cidadãos têm o direito de obter dos responsáveis pelo tratamento a eliminação dos dados pessoais, a abstenção de posterior tratamento e ainda obterem de terceiros a eliminação de todas as cópias e links para os seus dados. 
Notificação de violações – um dos aspetos mais severos, dado o potencial de mediatização e impacto público, deste regulamento é a obrigação que as organizações responsáveis pelo tratamento dos dados passam a ter de notificar – em 72 horas no máximo – o regulador responsável sobre violações de privacidade. Tal ganha efetiva relevância dado ser obrigação do regulador manter um registo público do tipo de violações notificadas. Adicionalmente, deverão ainda notificar os titulares dos dados comprometidos, através de uma linguagem clara e simples, apresentando uma explicação completa da ocorrência bem como todos os direitos que os titulares têm, incluindo o direito a receberem uma compensação. 
Data Protection Officer – muitas organizações, nomeadamente a administração pública e entidades que processem dados sensíveis ou dados de mais de 5000 titulares, passarão a ser obrigadas a ter um Data Protection Officer. Este quadro especializado terá como missão vigiar o cumprimento do regulamento, trabalhar com os representantes dos trabalhadores, notificar as violações de dados verificadas e realizar auditorias regulares. Um aspeto altamente relevante é que será um trabalhador protegido a operar em relativa autonomia inclusivamente com relação à cúpula decisora da organização. 
Sanções por incumprimento – a cereja no topo do bolo são as coimas relativas às violações que poderão ascender ao valor maior entre 5% do volume de negócios anual da organização ou 100 milhões de euros. Os critérios a serem usados para definir o valor concreto da coima incluirão os controlos técnicos e administrativos em vigor e ainda o due care verificado na organização que visem a proteção da informação. Entre outros aspetos validar-se-á a segurança efetiva colocada no tratamento dos dados, a realização de análises de impacto à proteção dos dados aquando da operacionalização de novos sistemas e processos, a realização de auditorias regulares e ainda a nomeação do supra-mencionado Data Protection Officer.
É caso para dizer que dias complicados antecipam-se para as organizações menos preocupadas com a privacidade dos seus clientes, trabalhadores e outros cidadãos cuja informação pessoal e sensível seja por elas processada.

Sem comentários: