Mensagem

Mensagem

domingo, 5 de abril de 2015

QUEM AVISA AMIGO É!!!

ATENÇÃO AO TTIP…
PERIGO DE MORTE!!!

O chamado TTIP  (Transatlantic Trade and Investment Partnership) ou Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (PTCI) mais não é que o Acordo de Comércio e Investimento, fruto de negociação secretas entre a União Europeia e os Estados Unidos da América e representa um perigo mortal para as populações e particularmente para os trabalhadores.
Pode a canalha que nos desgoverna, pintá-lo com cores muito bonitas, porque no fundo, o resultado do que já se sabe e está à vista, será desastroso para a soberania do nosso país e por arrasto, para as gerações futuras.
Vejamos resumidamente o que o Governo diz sobre a matéria:
FINALIDADE:
Do site do Governo (que pode ler AQUI) retiramos resumidamente o seguinte:
Destina-se a eliminar as barreiras comerciais, aduaneiras e não aduaneiras, aplicadas sobre uma vasta gama de setores da economia, facilitando a compra e venda de bens e serviços por empresas, nos dois mercados.
Para além da redução generalizada de tarifas, a UE e os EUA ambicionam eliminar sobretudo barreiras não tarifárias ou pelo menos harmonizar as que sejam mais sensíveis - tais como as diferenças de regulamentos técnicos, normas e procedimentos de aprovação e certificação de produtos e serviços. As negociações do TTIP têm ainda como objectivo abrir os mercados aos serviços, ao investimento e ao mercado de contractos públicos.
CONSEQUÊNCIAS:
As consequências são de tal maneira complexas e graves que nós resumimos em dois parágrafos:
 - Tudo está a ser negociado no segredo dos gabinetes, longe do olhar do público e dos políticos, sem qualquer resquício de transparência e as várias documentações e propostas devem permanecer “classificados” quatro anos após a entrada em vigor do Acordo, ou quatro anos após o encerramento das negociações, se elas não forem bem sucedidas.
 - Serão criados tribunais, designados Investor-State Dispute Settlements (ISDS), ou seja tribunais internacionais para a resolução dos litígios entre investidores e os Estados, que se sobrepõem aos sistema judicial nacional, grupos de estados, ONU, tribunais internacionais ou quaisquer outros, introduzindo mecanismos pelos quais as empresas multinacionais podem forçar os governos a pagar indemnizações, no caso de esse tribunal considerar que as leis ou políticas do país, afetam lucros futuros, reclamados por uma qualquer empresa.
Mas o nosso desgoverno, que se caracteriza por prometer…prometer e fazer exatamente o contrário, enquanto não é corrido, para nos fazer engolir este Acordo garante:
 - Uma família média europeia (agregado de até 5 pessoas) pode ganhar mais cerca de 545 euros, por ano, devido a um estímulo de 0,5% do PIB na nossa economia, ou 120 mil milhões de euros por ano,  assim que o acordo esteja totalmente implementado.
 -  Um relatório independente sugere que a conclusão de um acordo ambicioso poderia resultar em milhões de euros de poupança para as empresas e criar cerca de dois milhões de empregos. Segundo o estudo da Bertlsman Foundation Portugal poderá criar até 42 521 no cenário de maior liberalização de barreiras não tarifárias.
Grandes vigaristas!!!! 
Aqui é que a porca torce o rabo, ou melhor dizendo, é “gato escondido com o rabo de fora”.
Além de darem de barato o pouco que resta da nossa soberania, estes vendedores da banha da cobra, não conseguem prever, mais de 42.521 empregos, caso o Acordo seja um “êxito”!!!
Esta dos 21 além dos 500, é de um rigor premonitório que sufoca, pois sabendo que já temos mais de 1 milhão de desempregados, juntando os desencorajados, estagiários que amenizam as estatísticas, 350.000 emigrantes nestes últimos 4 anos, o numero de empregos “prometidos” não chegam para compensar os 60.000 funcionários públicos que a Lei do Orçamento do Estado prevê despedir em  2015 e que a comunicação social, faz uma cerimónia levada dos diabos, para referir.
Para complementar o que fica dito, publicamos no fim deste texto um vídeo legendado, com uma visão ainda que ligeira e bem humorada, que pode ajudar a compreender melhor a gravidade do problema.
Na página do YouTube onde veio publicado este vídeo, tem no lado direito, uma série de vídeos sobre o mesmo tema, a maioria dos quais muito esclarecedora e que pode ver (AQUI)
Para quem pretenda aprofundar esta matéria, destacamos quatro das mais importantes fontes de informação que consultámos:
AQUI AQUIAQUI - AQUI

Sem comentários: