Mensagem

Mensagem

terça-feira, 5 de agosto de 2008


ANIVERSÁRIO DO ZECA AFONSO
O MEU PRESENTE É EM MEMÓRIA DO NOSSO ZECA AFONSO
DIA DE NASCIMENTO 2 DE AGOSTO DE 1929

Foi criado pela tia Gé e pelo tio Xico, numa casa situada no Largo das Cinco Bicas, em Aveiro, até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola .
Vai para Coimbra em 1940.
Os meios sociais miseráveis do Porto, no Bairro do Barredo, inspiraram-lhe para a sua balada «Menino do Bairro Negro». Em 1958, José Afonso grava o seu primeiro disco "Baladas de Coimbra".
Grava mais tarde,"OsVampiros"que se torna um dossímbolos de resistência antifascista da época.
Foi neste período (1958-1959) professor de Francês e de História na Escola Comercial e Industrial de Alcobaça.
Em 1964, parte novamente para Moçambique, onde foi professor de Liceu, desenvolvendo uma intensa actividade anticolionalista o que lhe começa a causar problemas com a polícia politica pela qual será, mais tarde, detido várias vezes.
Quando regressa a Portugal, é colocado como professor em Setubal, mas, devido ao seu activismo contra o regime, é expulso do ensino e, para sobreviver, dá explicações e grava o seu primeiro álbum, "Baladas e Canções".
Entre 1967 e 1970, Zeca Afonso torna-se um símbolo da resistência dmocrática.
Mantém contactos com a LUAR (Liga Unitária de Acção Revolucionária) e oPCP o que lhe custará várias detenções pela PIDE.
Participa, em 1969, no 1º Encontro da "Chanson Portugaise de Combat", em Paris e grava também o LP "Cantares do Andarilho", recebendo o prémio da Casa da Imprensa pelo melhor disco do ano, e o prémio da melhor interpretação.
Em 1971, edita "Cantigas do Maio", no qual surge "Grandola Vila Morena", que será mais tarde imortalizada como um dos símbolos da revolução de Abril.
Zeca participa em vários festivais, e lança o LP "Eu vou ser como a toupeira".
Em 1973 canta no III Congresso da Oposição Democrática e grava o álbum "Venham mais cinco".
Após a "Revolução dos Cravos", grava o LP "Coro dos tribunais" e participa em numerosos "cantos livres".
Os seus últimos espectáculos decorreram no Coliseu de Lisboa e do Porto, em 1983, quando Zeca Afonso já se encontrava doente.
No final desse mesmo ano, é-lhe atribuída a Ordem da Liberdade, mas o cantor recusa.
Em 1985 é editado o seu último álbum de originais, "Galinhas do Mato", em que, devido ao avançado estado da doença, José Afonso não consegue cantar na totalidade.
José Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de Setubal , vítima de esclerose lateral amiótrófica.
ALGUNS LINKS IMPORTANTES:

Sem comentários: