Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 20 de agosto de 2008


EXTRATOS DO BLOGUE DE
"DA RUSSIA" DE JOSÉ MILHASES
O Presidente da Síria, Bashar Assad,revelou que, no encontro com o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, irá levantar a questão do “papel desempenhado por Israel nessa guerra (na Geórgia).Moscovo acusou Israel de ter fornecido armamentos e ter treinado as forças armadas georgianas.
Respostas e contra respostas
Não é preciso ser bruxo para prever que, nos próximos tempos, iremos assistir a uma verdadeira guerra de respostas e contra-respostas entre a Rússia e o Ocidente. Por enquanto, trata-se de uma disputa verbal. Se este duelo continuar na prática, poderemos não ter guerra entre as partes, mas teremos certamente uma nova corrida aos armamentos.
A corrida aos armamentos na era da "guerra fria" foi uma das causas da queda da URSS, que não aguentou o ritmo. Desta vez, vamos ver...
NOTA - Este destaque"bold", é da responsabilidade de"Olhar á Esquerda". É feito, devido á sua enorme importância histórica, visto ter sido essa, uma das principais razões da queda da Ex-União Soviética.Em breve voltaremos a esta questão, com mais desenvolvimento, pois achamos que o assunto não está esgotado e a distancia em tempo, já nos permite ver com maior clareza essas causas e a dimensão das suas consequências.
Saakachvili dá mais "Um tiro no pé"
O Governo georgiano bloqueou a transmissão do canal televisivo RTVi, o único canal em língua russa cuja transmissão não foi proibida por Tbilissi depois do início do conflito na Ossétia do Sul.
A RTVi foi criada em 1997 pelo magnata russo de origem judaica, Vladimir Gussinski, adversário de Vladimir Putin que encontrou refúgio político em Israel.
As autoridades georgianas enviaram uma carta à direcção do canal, onde comunicaram a decisão de suspender a transmissão do sinal televisivo, depois desse canal ter emitido uma entrevista com Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.Nessa entrevista, Lavrov fez duras críticas à política de Mikhail Saakachvili, acusando o Presidente da Geórgia de ser “um projecto virtual dos Estados Unidos”.
Este canal de televisão, que chega aos telespectadores da América, Europa, Médio Oriente, Norte de África e Austrália, através de cabo e satélite, é uma das poucas vozes independentes do Kremlin em língua russa.
No início da guerra, os dirigentes georgianos impediram a transmissão, por cabo e satélite, de quase todos os canais de televisão em língua russa, bem como cortou o acesso aos sítios russos na Internet.
Mas quem nos andará a mentir?
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia desmente a notícia difundida pelas autoridades francesas no domingo de que Nicolas Sarkozy “teria prevenido o Presidente D.A. Medvedev das consequências pesadas” para as relações entre a Rússia e a União Europeia” se Moscovo não começasse a retirar as tropas da Geórgia.“Esse tema nem sequer soou na conversa telefónica entre os presidentes”, lê-se numa nota publicada hoje na capital russa.
“a União Europeia foi recordada apenas uma vez nas palavras de N.Sarkozy, que disse que gostaria de começar as conversações sobre as relações Rússia-UE e que a Rússia e França não devem ter divergências devido a extremistas”.
“Esse trabalho esbarra na resistência dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, que tentam, à posterior, deturpar o conteúdo dos acordos citados"
Dimitri Medvedev dixit
Fomos sempre um Estado amante da paz. Na história não há praticamente um exemplo em que o Estado russo da Idade Contemporânea tenho sido o primeiro a começar acções militares”
Para terminar esta selecção de textos de José Milhazes, coloco o endereço de um video que só por si diz tudo. Pena é, ser em inglês. De referir que 2 minutos antes desta entrevista, já tinha havido uma pausa comercial.

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

A corrida aos armamentos terá sido - MESMO - uma das principais razões da derrota do socialismo na URSS?...

JUVENAL disse...

Se tem duvidas, interrogue-se quanta produção passou a ser desviada para essa finalidade em detrimento do que tinha acontecido práticamente até 1935.
Se qizer mais promenores, estou á sua disposição