Mensagem

Mensagem

sábado, 16 de agosto de 2008



João Pereira “Coitadinho”

Não costumo ler atentamente o que escrevinha João Pereira Coutinho, pela simples razão, que pelo inicio das conversas, fico logo a saber onde vai chegar.
Como quem o atura ou aprecia, está muito longe dos meus interesses, só o dinheiro que gasto a comprar o jornal, justifica, passar os olhos pelos seus textos.
Hoje no “Expresso”, quando lancei o meu habitual “coup d´oeil” á sua coluna “Divinas Comédias”, apanhei um “coup de foudre” dos diabos!
Então não é que o marmanjo, começa o artigo a confessar que a sua família está preocupada com a sua saúde mental?
E diz mais......confessa que esta preocupação já se arrasta desde o berço!
Eu já desconfiava que a coisa não estava bem, mas não sabia que era de nascença.
Na expectativa de ter mais notícias sobre a saúde mental do fulano, continuei a leitura.
Certamente num momento de lúcido delírio, vejo que ele confessa com todas as letras, que estava de acordo que a Rússia tem todo o direito de se defender do cerco que os americanos e “sus muchacos”, dos governos europeus, lhe estão a fazer.
Nessa altura fiquei com a certeza que esta a crise de lucidez, não augurava nada de bom!
Só confirmava que a família tinha sérias razões para continuar preocupada, porque sabendo nós a qualidade da opção política da criatura, uma viragem desta dimensão, só poderia significar, que já não há nada a fazer.
Se até o Secretário de Defesa americano, Robert Gates, já afirmou que considerava a Rússia e a China objectivamente, como inimigos potenciais, embora ainda não tenha sido oficialmente publicada a Estratégia de Defesa Nacional cujo texto, definindo esta opção estratégica, já foi aprovado em Junho e enviado para o Pentágono!
E não se fica por aqui!
Chega a dizer, que o “Ocidente” atribuía um estatuto de inferioridade á Rússia e que a humilhara na questão do Kosovo.
Quanto ás promessas feitas á Ucrânia e á Geórgia de futuras uniões á União Europeia e á NATO ele também as considera insensatas!!!
Vindo de quem vem, estas afirmações tem um alto significado, para o diagnóstico médico!
Para que o médico assistente possa avaliar quão grave é o seu estado de sanidade mental, esclareço que ele chega ao extremo de afirmar: “ a guerra em curso tem as impressões digitais do Ocidente em cada bala e cada cadáver.
Pelos indícios, não me admirava de o ver pedir uma ficha de inscrição no Partido Comunista Português, ou então no Bloco de Esquerda, que é uma gente mais “acoutinhada”.
Como sou uma alma caridosa, faço votos para que tenha muitos ataques de lucidez como este, para maior preocupação dos seus amigos que pensem que ele é um "virado".
Só espero, que o bom sinal que hoje nos foi dado, se multiplique, e não volte ao coma mental em que pelos vistos já desde o berço era testemunhado pela sua, certamente preocupada família.
Que a lucidez hoje aflorada, seja igual ao mexer dos dedos daquela jovem criatura, que na novela “Fascínios” também está em coma, e tanto tem feito sofrer os telespectadores.
Mas esse, sabemos nós, que está a fingir e que também é pago para isso.
As suas melhoras.

1 comentário:

Carlos disse...

Aqui vai o link para um artigo que publiquei no blogue "Impressões" http://impressoes.motime.com/1219020453#722599 . Tem um bocado a ver com o tema deste poste, talvez explique alguma da lucidez do Coutinho.