Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AS ARMAS DO FUTURO

QUE NO PRESENTE JÁ SÃO UTILIZADAS

LEIA COM MUITA ATENÇÃO E SE NÃO FICAR PREOCUPADO
COM O QUE O FUTURO RESERVA, OU É INCONSCIENTE
OU IRRESPONSÁVEL !!!

Não se admire de ter começado este texto, com uma afirmação algo violenta, ao declarar que considero inconsciente ou irresponsável quem, depois de o ter lido, possa continuar indiferente ao que se passa.
Tudo começou, quando há dias vi o programa “60 Minutos” da CBS, apresentado na “SIC Noticias” por Mário Crespo.
Constava o programa da história de uns aviões telecomandados, que estavam a ser utilizados no Afeganistão, na luta contra os Talibãs.
Já tinha ouvido falar de uns pequenos aviões telecomandados, que eram usados pelos israelitas em missões de vigilância nos céus do Líbano, na Cisjordânia e actualmente na Faixa de Gaza.
Eram pequenos aviões de observação, a quem eram atribuídas entre outras características, a possibilidade de se manterem bastante tempo no ar, um grande raio de acção e através uma câmara de vídeo, que lhes estava incorporada, faziam espionagem a grande altitude, da movimentação dos árabes.
Com imensa ingenuidade, a minha imaginação só atribuía superioridade estratégica a estas aeronaves, porque se limitavam a uma tarefa de traiçoeira coscuvilhice, mas com este facto era do conhecimento generalizado, os palestinos poderiam defender-se, utilizando movimentações nocturnas, e camuflagem.
Era um problema muito grande, mas tinha alternativas.
Agora as coisas são completamente diferentes e aterradoras!!!
No documentário da CBS acima referido, tive ocasião de ver uma serie de indivíduos, confortavelmente sentados diante de uma série de ecrãs, a bombardear alvos com absoluta precisão......a 12.000 quilómetros de distância!!!.
Trabalham em horário normal, com intervalo para o almoço e á noite, como o seu “local de trabalho”é nos arrabaldes de Las Vegas, podem dar um saltinho até lá para jantar e gastar alguns dólares ganhos com aquele “trabalho”, nos numerosos casinos que por lá proliferam.
A única reserva que terão certamente, é não poderem ir a espectáculos que terminem muito tarde, porque vão começar a matar muito cedo e a falta de sono pode embutir a pontaria.
As suas esposas têm habitação na Base ou perto, o que permite uma vida familiar absolutamente normal, inclusivamente levar os filhos á escola, antes de irem para o “trabalho”.
O único perigo que hipoteticamente correm, é o que lhes advêm do facto de ao se deslocarem de automóvel, poderem ser vítimas de um acidente de trânsito, como acontece com a maioria do comum dos mortais.
Quem como eu viu aquele documentário, sabe que nada disto é exagero.
As dificuldades encontradas para rever o referido documentário, levou-me em desespero de causa a telefonar para a SIC Noticias, e enviar um e-mail a Mário Crespo, para conseguir a sua pista na CBS, através da Internet, estando ainda á espera de resposta.
O mais que consegui foi na net, um pequeno documentário em vídeo, que publicamos no fim e que serve exclusivamente para confirmar alguns (muito poucos!) dos argumentos aqui descritos. Esses pequenos aviões são chamados DRONES. Há duas espécies os “REAPER” e os “PREDATOR”.
Cada um custa 11.000.000 de dólares e voam a 15.000 quilómetros de altitude, durante 15 horas.
Só “olho” que está colocado na parte de baixo da aeronave, custa a módica quantia de 1.000.000 de dólares
São equipados com mísseis e tem capacidade de voo e observação nocturnos.
Tem detectores de calor e outras capacidades de detecção, chegando ao extremo de detectar no inimigo, aqueles que tem armas acabadas de disparar, pelo calor que elas emitem.
Tivemos ocasião de assistir no vídeo transmitido, a destruição de um camião, onde tinham detectado homens com armas disparadas há pouco tempo, na sequência de uma emboscada, feita a militares americanos.
Os erros podem tornar-se uma excepção, como foi o caso noticiado há pouco, de um bombardeamento que vitimou famílias paquistanesas, que nada tinham a ver com o conflito, com os talibãs
Como é fácil calcular, coloca-se a hipótese um qualquer sinal, chip, outro elemento identificador, servir para distinguir alvos ou tropas amigas, das inimigas.
Ainda no que diz respeito aos aviões telecomandados, existem actualmente 28 destes aviões, voando nos céus do Afeganistão
É evidente que muitas das suas características e capacidades são segredos militares a que não temos acesso, mas do pouco que se sabe e do que se viu no referido documentário, torna fácil perceber, a que horrores estão sujeitos os povos com este incomensurável poder nas mãos dos paises Capitalistas, sem qualquer controlo.
Neste momento já 250 pilotos foram seleccionados para trabalhar por turnos, nestas tarefas.
Cada um, trabalha com um operador da câmara do Drone, cumprindo as instruções que lhe são dadas, por uma equipe que analisa os dados recebidos vindos do sector da inteligência ou dos comandos e departamentos de espionagem, que actuam no terreno no Afeganistão e tudo isto se processa via satélite.
As suas potencialidades são de tal natureza, que perverteram por completo, todas as regras das guerras tradicionais
Não nos parece exagerado dizer, que as estratégias de guerra estão a caminho de serem completamente alteradas e todos os antigos conceitos militares, postos em causa.
Por outro lado, como já pudemos constatar, na presente Crise, as novas tecnologias também tem servido para criar enormes dificuldades aos trabalhadores, não só pela dramática redução dos postos de trabalho, como também pelas profundas alterações nas relações de produção, com enormes vantagens para o Capital e imensos prejuízos para o Mundo do Trabalho.
Na guerra, as novas tecnologias, porque imensamente sofisticadas e muitíssimo caras, só estão ao alcance dos países ricos.
Estando o poder militar, nas mão das classes dominantes e sendo a industria de guerra monopólio do grande Capital, esta evolução traz novas e graves dificuldades á luta dos trabalhadores e dos povos, porque aumentam desmesuradamente a capacidade do Capitalismo, continuar a impor o seu sistema explorador, com a força das armas, em moldes cada vez mais difíceis de ultrapassar.

É isso que mete medo!!!







Sem comentários: