Mensagem

Mensagem

terça-feira, 7 de julho de 2015

    AR CONDICIONADO DO CARRO 
Sabe quando deve ligar o ar condicionado do seu carro?!
Esta, é que eu não sabia.
Estive numa empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar   condicionado.

Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta:
Você sabe que não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?

Respondi: Não, não sei nada sobre isso...
Ele esclareceu então:
Você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóveis o orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar o ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.
Surpresa: Mas porquê?!
Respondeu ele:
Veja bem. O compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem do carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embraiagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se for com o seu carro a 3.000 ou 4.000 rpm, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.
Bom, fiquei espantado e um pouco incrédulo. Percebendo a minha surpresa e também a minha curiosidade, ele foi às peças da empresa, pegou num compressor de ar exatamente igual ao do meu carro e mostrou-me com precisão o que ocorre quando acionamos o ar condicionado.
Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se ligarmos o ar condicionado a alta velocidade, o sistema todo será submetido a um arranque violento, o que pode causar o dano no sistema.
Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário num Instante e passa a funcionar à velocidade da rotação do motor! É aí que está o grande problema.
Questionei então: Que devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver  numa autoestrada e o calor for insuportável. Paro o carro e ligo o ar?
Ele recomendou que se estiver numa autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado deve-se colocar o carro em "ponto morto" para a rotação cair e aí sim, iniciar o ar condicionado.
Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.
Interessante não?
Vivendo e aprendendo.
Espero que a informação lhe sirva!


Sem comentários: