Mensagem

Mensagem

terça-feira, 9 de setembro de 2008





OS JOGOS OLIMPICOS

Embora já tenha passado algum tempo sobre os JOGOS OLIMPICOS DE PEQUIM, temos a sensação que será muito difícil, voltar a repetirem-se as esmagadoras encenações das CERIMÓNIAS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO.
Estou certo que a maioria das pessoas ainda não se refez da emoção causada por aqueles inéditos e fabulosos espectáculos.
Foi a China, com os seus artistas e técnicos, totalmente responsável pela concepção e realização daqueles maravilhosos eventos dado que, Steven Spielberg o conhecido realizador norte-americano inicialmente contratado, desistiu, certamente por ter percebido não estar á altura de satisfazer as exigências de magnificência, que o governo chinês impunha para aquele empreendimento.
Pessoalmente lastimei na ocasião, não ter um conhecimento mais amplo do significado de muitas das alegorias e movimentos subjacentes aquelas encenações, independentemente das explicações que os locutores portugueses iam dando durante a cerimónia.
Creio que a memória de muitos de nós, ainda hoje está a digerir tão imponentes espectáculos.
Só agora tive acesso às imagens que publico, mas acho que ainda são oportunas, quanto mais não seja para memória futura, desses momentos de glória da imaginação humana.
Este material é composto por uma vasta descrição das imagens que foram vistas naqueles espectáculos e por um “power point” também com eles relacionados, acompanhados de alguns pensamentos de Confuncio, muito oportunos e actuais.
Chamo a vossa atenção para um “botão” que aparece logo no inicio do texto e que remete para um desenvolvido documento sobre a história da China, desde os seus primórdios até aos tempos modernos.
Os textos a que este “botão” se refere estão em inglês, mas para quem não entenda essa língua de maneira fluente, o recurso a esta ferramenta resolve satisfatoriamente essa dificuldade.
Para rever então, as belas imagens da abertura dos jogos olímpicos, e recordar os seus significados




NESTE LINK

O "power point" leva um pouco mais de tempo a abrir, mas vai valer a pena!
E como digo em baixo, não se esqueça de clicar em F5 e depois continue a clicar consoante o seu interesse na admiração de cada uma dessas inolvidaveis imagens.




Sem comentários: