Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PORQUE AS FOLHAS
MUDAM DE COR NO OUTONO
A principal causa da aparição da cor vermelha nas folhas das árvores, é derivada de uma função do seu mecanismo de defesa, premonitório da chegada dos grandes frios, da neve e da sua breve queda.
As diferentes concentrações de açúcar existentes na seiva das árvores, aliadas ao facto de ter terminado a função verde da clorofila na fotossíntese, explicam as diferentes cores das folhas e a enorme variedade dos seus tons.
Do amarelo claro ao amarelo-torrado, chegando até ao castanho-escuro, esta evolução preconiza a entrada das árvores no seu período de adormecimento, até à Primavera.
Este fenómeno, criou não raras vezes, paisagens de uma beleza tal, que impressionou gerações de artistas, sendo que os chamados impressionistas, foram aqueles que mais destacaram, essa imensa palete de tonalidades.
Monet, Sisley, Pissarro, Renoir, e Klimt, estão entre os mais famosos daqueles que seduzidos por tanta beleza, a tomaram como fonte de inspiração para muitos dos seus quadros.
Veja como a Natureza é impressionante nessas variadas manifestações, que tantas vezes maravilha o nosso olhar e a nossa sensibilidade.
Para ver algumas dessas fascinantes imagens, siga as indicações em baixo e depois clique em "só de leitura":

1 comentário:

Rui Silva disse...

Bem hajas, caro Juvenal, pelo bom gosto das tuas escolhas e por te lembrares dos amigos para repartir o teu prazer de desfrutar das coisas belas.