Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008



















XVIII CONGRESSO DO PARTIDO

COMUNISTA PORTUGUÊS

O porta-voz do PS, Vitalino Canas, porta-voz do PS, mostrou-se desiludido com o discurso do secretário-geral do PCP, no congresso deste fim-de-semana.
«Fiquei obviamente um pouco desiludido porque sempre que assistimos a estas celebrações do Partido Comunista Português verificamos que se fala muita vez de novas políticas, mas as receitas que nos são apresentadas são sempre do antigamente».
Que este senhor tenha ficado desiludido com a intervenção de Jerónimo de Sousa, admito, porque o pensamento é livre.
Acontece que foi no papel de porta-voz do Partido Socialista, que Vitalino Canas emitiu estas palavras e como tal, tem a responsabilidade de manter ter o nível, que a função exige.
Considerar naquela forma objectivamente pejorativa, o Congresso do Partido Comunista Português como uma “celebração”, das duas uma, ou é “dor de cotovelo”, ou finge que ignora as centenas de reuniões levadas a efeito por milhares e milhares de militantes, a fim de discutirem o texto, darem as sugestões que entendessem e cuja redacção final acabou por ser aprovado nesse Congresso.
Segundo, considerar que ao falar de “novas política” é debitar “receitas” do antigamente, está a provar que está confuso ou perturbado.
O Partido Comunista Português, quando fala de “novas políticas” está a referir-se exactamente á necessidade de alterar as “velhas” políticas que o Partido Socialista está a levar á prática, porque elas são reflexo do que de mais tenebroso, tem o Capitalismo.
Terceiro, esse senhor, tal como a sua Direcção ainda não perceberam ou fingem que não percebem, que as principais causas da actual crise internacional, residem exactamente nos mesmos princípios e prática política que o PS tem levado a cabo.
É exactamente por isso que o Partido Socialista se está a transformar num Partido “Caritativista”, á laia e na senda da influência da Encíclica“Rerum Novarum”.
Para terminar, além de o aconselhar vivamente a ler Marx, Engels e Lenine, para perceber alguma coisa do que fala o Partido Comunista Português, era bom que relesse o texto/lição da intervenção de Jerónimo de Sousa no Congresso, pois talvez assim perceba a trágica anedota em que se está a transformar o seu Partido.
Para relembrar a extraordinária intervenção de Jerónimo de Sousa, na análise e propostas de resolução para os problemas com que este desgraçado país se debate desde há longos anos, leia o documento abaixo.


Para sua leitura, basta clicar no quadrado que se encontra no lado direito da parte superior e ampliar.







Sem comentários: