Mensagem

Mensagem

sábado, 5 de março de 2011

O CAMINHO DO REI

Quando visitávamos um bunker alemão, restos da guerra 39/45 na Normandia, construído sobre uma escarpa de ardósia que caia numa vertical de mais de 100 metros, ao tentarmos chegar a uns gatinhos recem nascidos que miavam desesperadamente com fome, estivemos muito próximo escorregar e cair naquele autêntico precipício.
Ainda hoje temos uma fobia irracional às alturas que nos dá a sensação de vertigem ou de estarmos a ser puxados para baixo, sempre que nos aproximamos de um lugar muito alto e sobretudo se não tem qualquer protecção.
Este traumatismo psicológico, chama-se “acrofobia”.
No nosso caso, só simples facto de visionar fotografias ou vídeos, que mostrem pessoas á beira de grandes alturas ou precipícios, causa-nos uma fobia irracional, que se traduz por uma sensação de ansiedade e de um aperto no peito.
É certamente devido a esse fenómeno, que achamos tão excêntrico, o gosto de certas pessoas, em desafiar o perigo só por mero estímulo da sua adrenalina.
Vem isto a propósito de um “power point” e de um vídeo que nos falam de um caminho, construído em 1901, no flanco de umas falésias, na sequência da construção de uma barragem que foi feita naquela zona..
Passados muitos anos de abandono, esse caminho absolutamente em ruínas, serviu de aventura para os adeptos de desportos radicais, arriscarem a vida e ultrapassarem os seus próprios medos, na vertigem do perigo que desafiavam.
Este percurso foi encerrado no ano 2000, depois de ter provocado quatro mortos, ficando sujeito a uma multa de 6.000 Euros quem ousasse desafiar essa proibição.
As autoridades locais, inteligentemente reconhecendo o interesse turístico de tal percurso, resolveu investir 18.000.000 de Euros, na reconstrução do passadiço, dando-lhe condições de segurança, que permitem hoje em dia percorrer todo aquele caminho, sem o menor risco, podendo desfrutar aquelas belas paisagens e proporcionar uma boa receita, para os seus cofres.
Para abrir o apetite, comece por ver primeiro o “power point” e depois então, o video que se segue.


Aconselhamos a ver o vídeo em ecran inteiro, clicando no quadrado que está no lado direito, da barra do fundo

NESTE LINK

Sem comentários: