Mensagem

Mensagem

domingo, 15 de abril de 2012

     AS CASAS FORTALEZA TULOU      

O “powerpoint” que vamos apresentar, mostra-nos um tipo de vivência comunitária, protagonizada pela etnia chinesa “Hakka”, que habitava um tipo de construção fortificada, chamadas “Tulou”, que significa literalmente “Casa de Terra”, cujas características lhes facilitava a defesa dos seus inimigos, dos ladrões e até dos animais ferozes.
Esta técnica de construção com as paredes mais largas na base que em cima, tem referências das pirâmides do Egipto.
“Na estrutura que faz lembrar uma praça de touros, pessoas e animais compartem o mesmo espaço e no grande pátio interior no centro da casa, é normal ver as galinhas a passearem na divisão que funciona para o encontro da comunidade”. 
Consideradas hoje como atracção turística em Fujian e Guangdong, este tipo de construções não são no entanto exclusivas da etnia Hakka.
Crê-se que tiveram origem nos descendentes de oficiais da Corte Imperial, que em serviço do imperador se deslocaram do centro da China para o Sul, havendo ainda hoje grande comunidades “Hakka” em Hong Kong e Taiwan
Dadas as características específicas desses povos, quer na linguagem, quer nos hábitos, sentiam-se muito marginalizados pelas populações locais, quando vinham em serviço do imperador.
Foi assim que eles e suas famílias para sobreviver, tiveram de procurar refúgio nas montanhas, em locais inóspitos e de muito difícil acesso, dando assim origem às suas particulares condições de vida em comunidade.
Muita da história e hábitos peculiares destas populações pode ser encontrada na REVISTA MACAU 
E mais imagens destas habitações podem ser vistas AQUI

NESTE LINK 
.

Em vídeos também há imenso material e se estiver interessado em conhecer melhor a vivência  desta comunidade pode CLICAR AQUI  ou AQUI

Sem comentários: