Mensagem

Mensagem

terça-feira, 24 de abril de 2012

VIVA O 25 DE ABRIL 

A ausência da Associação 25 de Abril (A25), nas comemorações que vão ser levadas a cabo na Assembleia da Republica, juntamente com a publicidade feita a outras ausências ditas “de notáveis” tais como Mário Soares e Manuel Alegre, são interpretadas por algumas entidades como uma forma justa de protesto, pela forma como  a nossa democracia está a ser devastada.
Entendimento diferente tem o PCP, que vai estar presente, para comemorar aí, como em muitos outros lugares, a gloriosa data da libertação do nosso povo do jugo do fascismo.
Consciente que seria fazer a vontade a quem está na realidade empenhado em acabar com essa comemoração e certamente para evitar dar argumentos para que tal aconteça, estará na Assembleia da Republica como em centenas de outros lugares, em íntima comunhão com as forças populares, a festejar o 25 de Abril, não só pelo seu significado, como também porque ele é de facto a porta do futuro.
Um texto que recebi e transcrevo a seguir, contem todos os argumentos que validam e enobrecem a opção do Partido Comunista
Resta-me acrescentar:

VIVA O 25 DE ABRIL

1º Há muito que a direita, de quando em vez, levanta o acabar com a sessão na AR. Esta posição ajuda ou contraria? Dá pretexto ou reduz esse pretexto? 
2º O ano passado a A25 disse raios e coriscos por não ter havido sessão na AR (como se lembram, a AR estava dissolvida e embora o PCP tenha sugerido possibilidade ela foi recusada). Pergunta-se: estavam a ser defendidos os valores e conquistas de Abril? Cumpria o governo Sócrates a Constituição? 
3º Quem está a mais na AR? Quem está com Abril ou quem o ataca sucessivamente? 
4º Diz a A25 "O contrato social estabelecido na Constituição foi rompido pelo Poder". É verdade! Por este Poder e pelo anterior. Ou será que os 6 Governos Sócrates não o romperam? 
5º Quem assinou o plano da Troika que conduziu ao "protectorado", ao "tratamento arrogante por parte dos poderes externos", "ao não respeito entre iguais" de Portugal? Porque não pôs a A25 o nome dessas forças políticas no comunicado que fez? E porque diz "com dirigentes políticos para quem a ética é palavra vã" sem dizer a quem se quer referir? Ou será que se quer referir a todos? Objectivamente, tais globalizações, branqueiam ou não as responsabilidades do PS? 
6º Quando diz "a linha politica seguida pelo actual poder político deixou de reflectir o regime democrático herdeiro do 25 de Abril configurado na Constituição" quer dizer que os Governos Sócrates reflectiam o regime democrático configurado na Constituição? Respeitavam a Constituição? 
7º Quem fugiu sucessivamente a referendos sobre as questões Europeias, mesmo com promessas constantes em programas eleitorais?

Sem comentários: