Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ONDE SE DISCUTE A

CORNUPTA GESTUALIDADE


O dia de ontem teve factos verdadeiramente interessantes.
Julgava que extraordinário acervo de vitórias que o Futebol Clube do Porto, era devido não só ao esforço dos seus atletas de eleição, mas também ou sobretudo, á invejável gestão do senhor Nuno Pinto da Costa.
Estava redondamente enganado!!!
Eu explico!!!
Há um velho ditado que diz: “por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher”.
Neste caso, para meu e vosso espanto, a tradição “já era”!
Como é do conhecimento geral, Carolina Salgado não correspondia aos cânones desse velho ditado popular e vai daí….pimba!!!
Agora aparece um Guru de nome Delane Vieira, que “tem a obrigação de dar sorte á equipa do Futebol Clube do Porto e zelar pelos êxitos pessoais do Presidente Pinto da Costa” , segundo reza o “Correio da Manhã”.
Fica claro , digo eu, que o trabalho da cama será da exclusiva responsabilidade de outras numerosas e variegadas senhoras, sem irmãs gémeas de preferência.
A segunda questão do dia não menos interessante, também tem a ver com uma “cornupta” simbologia.
Dei-me ao trabalho de assistir ao espectáculo da análise pelos nossos ilustríssimos deputados, sobre o “Estado da Nação”.
Conforme ia ouvindo a descrição pelo nosso primeiro-ministro dos enormes esforços que tinha feito para pôr tudo isto de “pantanas”, comecei a suspeitar que também tinha características de Guru.
Cada vez que o nosso primeiro começava uma frase para descrever o que tinha feito, eu adivinhava sistematicamente, como ele ia terminar.
Devido á minha caquéctica capacidade intelectual, estar na 1ª fase dum hipotético Alzheimer, só no fim me apercebi, que o que havia em mim de bruxo, era somente o facto de ter ouvido quase todas as intervenções quinzenais do Primeiro Sócrates, e não só!!!.
Ouço-o repetir tantas vezes os mesmos argumentos, que já sei de antemão o que ele vai dizer, seja em que situação for.
Neste caso da análise que o Sócrates estava a fazer do “Estado da Nação”, só a grave fragilidade da minha memória, me fez confundir uma vulgar capacidade adivinhatória, com o facto de eu já ter ouvido milhentas vezes, os mesmos argumentos.
E agora vem o terceiro facto assinalável desse dia.
A páginas tantas, foi referido por Bernardino Soares, líder da bancada do PCP, não ser verdade que na visita feita às Minas de Aljustrel, pelo económico ministro Pinho, tivesse resultado em 200 ou 300 postos de trabalho.
Na realidade, o resultado prático desta visita, celebrada como um dos grandes êxitos da socrática mediação, foi pelo deputado comunista esclarecido, que contrariamente ao que tinha sido afirmado, não havia nenhum trabalhador actualmente em funções, nas galerias das referidas minas.
Depois desta intervenção, já sentado no seu lugar do hemiciclo, acrescentou em “aparte” que afinal, o resultado mais visível do que o piedoso ministro Pinho, tinha ido fazer a Aljustrel, fora a entrega de um cheque ao clube desportivo local.
Isto que não sendo um elogio á generosidade do ministro, não tem jeito de ser considerado “uma graçola”, como foi por ele classificado, para denegrir o esclarecimento do deputado comunista.
A menos que a idade me tenha roubado o meu proverbial sentido de humor.
Depois daquele “aparte”, o estafado ministro, amante certamente das touradas, cheio de “aficion”, profundo conhecedor da linguagem gestual, dirigiu-se elegantemente ao deputado Bernardino Soares, pondo um dedo em cada lado da testa, para significar certamente que preferia ser “corno”, a ser comunista!
Não percebo como esta elegante gestualidade, possa ter sido interpretada por todas as bancadas, como ofensiva da dignidade devida á Assembleia da Republica, se comparando com que o patrão dele tem dito dos comunistas, o gesto não passou de um inocente “veículo de repúdio ideológico”.
A ultima questão e a mais importante, foi camuflada pela estéril e chifruda gestualidade .
Por essa razão certamente, passou totalmente despercebida.
Quando ouvi a intervenção de Paulo Portas, fez-se luz! Ficamos a perceber tudo!
Ele próprio, para que não restassem dúvidas, começou a sua intervenção dizendo: O senhor primeiro ministro, senhor José Sócrates, tem de me pagar direitos de autor!!!
Depois desta comercial afirmação, foi o enumerar um sem número de sugestões e medidas que tinha feito, para serem adoptados pelo governo e que na devida altura, tinham sido repudiadas.
Posteriormente no dizer do deputado do CDS/PP, fiquei a saber que todas as sugestões feitas por ele no passado, tinham sido INTEGRALMENTE, adoptadas pelo PS.
Nem uma deixou de fora.
Nem se dignou sequer, a apresentar qualquer argumento que não fosse a descrição das sugestões feitas e levadas á prática posteriormente pelo PS.
Curiosamente, (digo eu cheio de más intenções) nenhuma dessas afirmações foi posteriormente desmentida pelo primeiro-ministro.
Este facto, imensamente relevante e significativo, não foi tido em consideração, em qualquer meio da comunicação social.
Todos estão muito mais interessados no par de cornos do ex-ministro da economia!!!
Todas estas afirmações, não desmentidas pelo primeiro -ministro, tornam evidente, de forma elementar, a acusação do Partido Comunista Português, de que a política do PS é uma política de direita.
Preciso acentuar, que os factos e sugestões adoptadas posteriormente pelo governo, a que Paulo Portas referiu, foram tantos, que não deixou tempo para ele fazer qualquer outro tipo de afirmação, que não fossem os que constavam da sua numerosa lista.
É bom repetir este argumento, para que a gravidade das declarações, fique bem clara.
Bem sei, que a sua intervenção foi uma elegia ao seu ego.
Bem sei que CDS/PP quer dizer CDS/Partido do Paulo Portas.
Mas um Partido Socialista, com a responsabilidade do nome que acarreta e dos princípios que devia defender, não podia….nem devia, aceitar situações como esta.
Um Partido Socialista autêntico, devia repudiar energicamente tudo quanto lhe cheirasse a defesa deste nojento capitalismo, que nos anda a enganar, explorar e a chupar o sangue, como vampiros que são.
Esta é a verdade, que os genuínos socialistas deviam defender e cujo comportamento é absolutamente incompreensível.
Algo está errado no Reino da Dinamarca!
Mas…há que ter paciência….por enquanto…..porque o tempo é o grande Mestre!
!!

1 comentário:

João Lucas disse...

Parabens, está o máximo.A tua ironia está a atingir requintes queirosianos.Abaixo o estado nação.