Mensagem

Mensagem

domingo, 11 de outubro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2009

Contrariamente ao que acontece com os outros prémios Nobel, este “Nobel da Paz” pode ser atribuído a pessoas ou organizações, só pelo facto de estarem envolvidas em processos de resolução de problemas.
Esta regra dá teoricamente cobertura, á entrega este ano do prémio, ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Certamente que nada estaria mais distante do pensamento de Alfred Nobel, quando criou este prémio, que o escândalo que é atribui-lo, ao actual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chefe supremo das forças militares dos Estados Unidos.
Recordemos que a sua intenção era premiar “a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".

Esta atribuição é não só um paradoxo, mas também um verdadeiro escândalo.
Não há dúvida que o “Comité do Prémio Nobel da Paz”, quando conferiu este prémio a Obama, estava a trair vergonhosamente o pensamento e finalidade do seu promotor, atribuindo-o ao comandante em chefe do maior fabricante de guerra, que são na realidade os Estados Unidos.

Para agravar a nojeira que este facto constitui, não podemos esquecer que o próprio regulamento determinava o encerramento das candidaturas ao referido prémio, nas duas semanas seguintes ao presidente dos Estados Unidos ter tomado posse.
O que é que ele fez nesse espaço de tempo de tão importante, que levasse o comité a ficar esmagado pela importância desses factos e se sentisse no direito de lhe atribuir o estatuto de campeão da paz.
Esqueceram-se do que se passa com Cuba? É bom lembrar que Obama decretou novas medidas, mas mantêm o desumano e irracional embargo a esta heróica ilha, embora disfarçando com a autorização do envio de alguns dólares a familiares de cubanos residentes nos Estados Unidos.
Estão a esquecer o que se passa na Colômbia? Com a criação das numerosas bases militares, com a finalidade de manter o controlo dos países da América Latina e nomeadamente a pressão sobre os guerrilheiros das FARC.
Estão a esquecer o que se passa nas Honduras? Não há ninguém que duvide que são os Estados Unidos, que estão por traz da golpada!!! Se eles quisessem, há muito que se tinha restabelecido a legalidade naquele país!!!
Estão a esquecer o que se passa em Israel? A notória influência dos Estados Unidos e a enorme ajuda militar e financeira que proporcionam aos israelitas, estão na origem da continuação da guerra no Médio Oriente. Caso retirassem essa ajuda seria o suficiente para acabar com o genocídio dos palestinos e consequentemente fazer-se
a paz, nessa martirizada região.
Estão a esquecer o que se passou e o que se passa no Iraque? Dói pensar a barbárie que destruiu aquele país, berço da civilização.
Estão a esquecer o que se passa no Afeganistão? Onde a intervenção americana e seus aliados, estão a massacrar milhares de civis Afegãos, com os bombardeamentos aéreos? Não satisfeitos com a tragédia que aí estão a cometer, apregoam nova estratégia, que passa por aumentar as forças agora presentes de 32.000 para 68.000, chegando a 100.000 até ao fim do ano.
Estão a esquecer o que se passa no Paquistão? Onde foguetes lançados por Drones americanos (aviões telecomandados) já mataram dezenas e dezenas de pessoas nas zonas tribais e obrigando a fuga de milhões de pessoas perante a colaborante ofensiva das forças paquistanesas no Vale de Swat e no Waziristão.
Estão a esquecer o que se passa na Somália? Onde os americanos estão a utilizar ataques com tropas especiais aerotransportadas e ataques com mísseis a pretexto de destruir as bases do grupo “Al Shabab” que dizem ser um ramo da Al Qaeda
Estão a esquecer o que se passa nas Filipinas? Onde as forças especiais americanas integram as operações militares que o exército local leva a cabo contra grupos islamitas nas ilhas mais meridionais do arquipélago filipino e que os americanos dizem fazer parte da Al Qaeda.
Estão a esquecer o que se passa na Tailândia? Onde conselheiros e instrutores militares americanos, dão apoio ao exército local na luta contra os separatistas islâmicos na província de Pattani, com o argumento de que estes são também elementos da Al Qaeda.
Estão a esquecer o que se passa na Georgia? Onde a luta dos naturais da Ossétia do Sul e da Abkásia que pretendem a independência para continuar a fazer parte da Rússia, tem causado um sofrimento indescritível e ocasionado milhares de vítimas pelo governo da Geórgia, com o apoio dos conselheiros e militares americanos, desde o início dos anos 90.
Estão a esquecer o que se passa em África? As preocupações que a China está a causar aos Estados Unidos, prendem-se principalmente com as questões ligadas ao petróleo, ao gás natural e outras matérias primas.
A invasão pacífica que a China leva a cabo em África e a sua crescente influência através do apoio aparentemente desinteressado, com que este país está a ajudar o desenvolvimento de muitos países africanos, é uma realidade.

Os Estados Unidos veem-se por isso obrigados a modificar completamente a sua estratégia para este continente, e nomeadamente a alterar a sua posição em países, que até há bem pouco tempo desprezava.
O crude africano representava unicamente 10 por cento da produção mundial de petróleo. Esta quota, deverá subir para 25 por cento em 2020. África ocidental tornar-se-á uma das fontes de petróleo e gás com maior crescimento no mercado americano.
A estratégia adoptada pelos americanos para o continente negro resume-se por enquanto em criar pequenas bases, em pontos estratégicos, que possibilitem o rápido envio de tropas em caso de necessidade.
A única excepção é, a base americana em Camp Lemonier, um ex-quartel da Legião Estrangeira em Djibuti.
Nesta base mantém uma força de 1600 homens, com aviões e navios de apoio.
Há planos para construir uma base naval em São Tomé e Príncipe, onde já existe um posto de rastreio americano.
A Nigéria faz igualmente parte dos planos americanos para a criação de uma base militar.
Mas não se fica por aqui a intervenção americana em África.
Forças especiais americanas para prestar treino antiguerrilha e antiterrorismo aos exércitos do Mali, Mauritânia, Níger e Chade, Marrocos, Tunísia, Argélia e, em breve, a Líbia.
Neste último país, há aviões norte-americanos empenhados no acompanhamento e combate ao Grupo Salafista, hipoteticamente ligado á Al Qaeda.
Os EUA estabeleceram igualmente relações militares e de serviços de informação com a Argélia, criando uma base de rastreio de satélites no deserto argelino, em Tamanrasset, uma localidade a 3550 quilómetros a sul de Argel
Em Angola, há muito que estão presentes empresas de consultadoria norte-americanas, como a “Air Scan”, proprietária de alguns aviões dotados de avançados sistemas de vigilância.
Esta mesma sociedade também se encontra na Argélia, onde ajuda as forças de segurança a localizar as colunas rebeldes que se movimentam no Sahara.
É bom lembrar que em 1969, após a revolução que levou o coronel Kadhafi ao poder, este obrigou os EUA e a Grã-Bretanha a encerrarem as suas bases em Sirte. Agora já não se exclui a possibilidade da presença de tropas anglo-americanas em território líbio, em troca de armamento e da presença de consultores e militares americanos.
E muito mais haveria de contar sobre o que as forças dos Estados Unidos têm feito para manter supremacia económica e o domínio militar mundial
Calcula-se que possuam mais de 800 bases militares em todo o mundo e por causa das suas ambições hegemónicas, já morreram mais de 27.000.000 de seres humanos desde 1945, ano em que terminou a 2ª guerra mundial.
É ao comandante supremo dessas forças militares, Presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, que deram o Prémio Nobel da Paz no ano da “desgraça” de 2009.
É também bom não esquecer que já em 1973, o também o famigerado criminoso de guerra Henry A. Kissinger, recebeu igualmente o Prémio Nobel da Paz.
Não foi por acaso que Obama manteve como Secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, nomeado no tempo do famigerado George Bush.
Não é por acaso que Obama é filho dilecto do loby judeu norte-americano, como pormenorizadamente provei no artigo que escrevi neste Blogue no dia 2 de Novembro de 2008, sob o título “OBAMA OU McCAIN???VENHA O DIABO E ESCOLHA!!!”
Mais palavras para quê? É o capitalismo no seu melhor!!!



Sem comentários: