Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 27 de abril de 2011


DOUTRINA DE CHOQUE

de NAOMI KLEINE


“É imperativo difundir este vídeo. Ponham nos vossos blogues, murais, mandem o link por email, façam download. Primeiro caiu a Grécia, depois caiu a Irlanda, Portugal acabou de cair e a seguir é a Espanha. Para entender qual é o verdadeiro objectivo da consequência da entrada do FMI, é essencial ver este filme.”

Na dura e muitas vezes frustrante luta em que nos batemos, em defesa dos nossos ideais de justiça social, temos por vezes compensações inesperadas, que nos ajudam a fortalecer a convicção de que a actual situação de terror económico e de exploração desenfreada, tem os dias contados.
É o caso do extraordinário vídeo que publicamos a seguir, que nos conta muitos dos processos e lutas que o Capitalismo tem desenvolvido para impor um núcleo de privilegiados, contra um mundo de explorados.
Do processo Chileno, á contra revolução russa, da queda do muro de Berlim, ao Iraque, Afeganistão, passando pelas técnicas de tortura mais refinadas que ajudarão os cépticos de hoje a perceberem melhor as ciladas do regime capitalista, que para manter os seus privilégios, até veste pacientemente a mascara do dito “socialismo democrático” “social-democracia” e até de uma “cristianíssima democracia” cheia de apelos á unidade, não esquecendo a caridade para apagar o incêndio da fome, silenciando e caluniando a luta dos que pretendem uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem.
Vale a pena ver este vídeo com muita atenção e divulgá-lo profusamente, porque o que lá se relata, será igualmente o nosso futuro, se não estivermos atentos aos sinais dos tempos e não aprenderemos com as lições da História.

“Estamos a assistir a uma transferência de riqueza de tamanho incomensurável. Trata-se de uma transferência de riqueza, desde as mãos públicas, desde as mãos do governo, recolhidas da gente comum através dos impostos, para as mãos dos indivíduos e empresas mais ricas do mundo. Não é necessário dizer que são as mesmas pessoas que criaram esta crise.” Para os todos aqueles que consideram as manifestações de rua, como tempo perdido e de nenhum efeito, ou de resultado duvidoso, reproduzimos uma história que nos é contada no final do vídeo a propósito da “New Deal “ e Roosevelt. “Muito se tem ouvido falar nos últimos tempos na comparação entre Obama e Roosevelt. Há uma anedota apócrifa de Roosevelt e a “New Deal”, acerca de quando ia ser visitado por alguma organização progressista ou sindicato para lhe propor algumas novas políticas progressistas, que queriam incorporar para que fosse parte do “New Deal”. Então ouvia-os, escutava-os e finalmente dizia-lhes: “Agora vão lá para fora e obriguem-me a fazê-lo” E assim fizeram. Em 1937, um ano crucial para o “New Deal”, sabem quantas greves se realizaram nos Estados Unidos? 4.740 greves, que duraram em média 20 dias. Sabem quantas greves houve em 2007? 21 Agora a outra razão para recordar esta história de luta e que nos diz algo muito importante. Algo para recordar neste momento quando há tanto em jogo. Ensinam-nos que se queremos respostas a esta crise económica que nos conduzam a um mundo que seja mais saudável, que seja mais justo, que seja mais pacífico. Vamos ter que sair á rua e obrigá-los a eles a fazerem o que têm a fazer.”

ATENÇÃO QUE ISTO PASSA-SE NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.



.

Sem comentários: