Mensagem

Mensagem

domingo, 4 de janeiro de 2015


O ANTES E O DEPOIS 
A GUERRA DE 39/45 E A ACTUALIDADE

Já neste Blogue colocámos várias vezes imagens de determinados locais que protagonizaram episódios da guerra de 1939/1945, contrastando com o mesmo local na actualidade.
Recordamos que algumas dessas imagens eram pouco convincentes, ou dito doutra maneira, deixavam dúvidas.
No entanto, se tivermos em consideração os anos que passaram e a evolução da sociedade, bem como o reduzido número de fotografias que suscitaram essas dúvidas, essa memória passada e a sua reconstituição, causam ainda hoje uma enorme emoção, sobretudo a quem viveu esses terríveis tempos.
A sucessão de fotografias que apresentamos a seguir, têm um particularidade só possível devido a uma fabulosa evolução tecnológica, que nos permite no presente caso, reviver os tempos da 2ª guerra mundial, como se dela fizéssemos parte, bastando passar o rato sobre as fotografias da esquerda para a direita, para regressarmos incólumes e confortavelmente à actualidade.
Se pelo contrário fizermos com o rato, o movimento em sentido contrário, revivemos as cenas que “in loco” foram vividas nesse terrível conflito, para que a memória o não esqueça.
É um facto que hoje nos encontramos noutro tipo de guerra, mais silenciosa, mas não menos mortífera.
A destruição visível é aparentemente menor, para só referirmos a Europa, mas o sofrimento nos cidadãos atingidos, na sua incapacidade de sobreviver, sendo diferente, não causa menos vítimas, antes pelo contrário.
.

Sem comentários: