Mensagem

Mensagem

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


A DESPEDIDA DE BUSH


A OPINIÃO DO GENERAL

LOUREIRO DOS SANTOS

QUEM FALA ASSIM “NÃO DEVIA” SER GAGO

Hoje no programa da manhã da Rádio Clube Português, ouvi o General Loureiro dos Santos dizer coisas extraordinárias.
Chamado a opinar sobre a situação militar dos americanos no Iraque, á pergunta do locutor se os Estados Unidos saíam derrotados do Iraque, deu em resumo esta ideia da situação:
“O reforço das tropas levado a cabo por sugestão do general Petreus, foi uma grande vitória”.
Mas logo de seguida:
“Não foram alcançados os objectivos e vão retirar derrotados”.
Eu confesso humildemente, sou um ignorante em estratégia militar e mais estupido fiquei com a resposta do general.
Fiz de imediato este raciocínio, então como é isto de ter uma grande vitória e sair derrotado?
Em resposta gaguejada, defeito de linguagem que não lhe conhecia, foi esclarecendo “tecnicamente”
“que não se pode fazer a invasão de um país sem ter um plano de reconstrução e recuperação”.
E eu a pensar que não se pode invadir um país, seja qual for a razão!!!
Sou definitivamente um ingénuo, sem apelo nem agravo.
Só agora fiquei agora a saber, que para os militares, o fundamentel são os planos de recuperação e reconstrução!
Mais adiante, recuperado da momentânea gaguez, acrescentou:
“Os Estados Unidos foram para o Iraque para ampliar a sua influência na região e controlar o petróleo”.
Ai, meu Deus, isto está cada vez mais confuso para mim!!!
Parece impossível! Eu não acredito!
Eu que há longos meses ando a afirmar que os Estados Unidos invadiram o Iraque, porque o Sadam Hussein os ameaçou de ir criar uma "Bolsa de Petróleo", a pagar em Euros, se os americanos não deixassem aumentar as exportações de petroleo!!!
E vem esta personalidade, tão ligada aos Estados Unidos, denunciar de forma tão desleal, mais estas intenções ocultas do seu amigo americano!
E então aquele artificio das armas de destruição maciça???
Como o locutor continuou a “escarafunchar” no assunto da derrota americana, remédio sagrado; o nosso general recuperou a gaguez e aprofundou a sua explicação sobre o tema, tibuteando o esclarecimento
"não sabia se os americanos saem de....dde facto derrotados, porque apesar das negociações com o Iraque, etc e tal, mais iiiii sssstttoooo e aqqquiqui..iquilloooo, "mas que afinal , as negociações não tinham sido com o Iraque, mas com o Irão e e e e talital.....talital, assim vai permitir aos Estados Unidos sair do Iraque dentro de mais algum tempo, após treinarem o exército do Iraque.
Aqui fui eu que fiquei gago. A minha sorte foi não precisar de falar!
Então as negociações do Iraque foram com o Irão?
Não pode ser!
Um dos países do eixo do mal?
Um país que está a construir a bomba atómica?
Uns país que os mídia permanentemente afirmam que vai ser bombardeado se continuar a desenvolver a bomba atómica?
Um pais que é o principal inimigo dos Estados Unidos da América a seguir aos Talibãs?
Mas afinal o que tem a ver o Irão com o Iraque?
Ah! È verdade …..já me esquecia!!!
Se calhar é por eles também serem xiitas (digo eu, humildemente!) e terem uma influência muito grande, no médio-oriente.
Ah! É verdade e o petróleo que eles têm também dá muito jeito!
De resto para fazer o que fizeram ao Iraque.........tá quieto! Oh mau!...... Ali fia mais fino!!!
Há uma coisa que ele não disse e que é a raiz da estratégia dos Estados Unidos no Iraque.
Os oficiais que eles estão a formar, têm de mostrar alguma lealdade aos americanos. Pelo menos os que pretendam subir na hierarquia militar.
Isto digo eu, não porque tenha uma língua “muito suja”. Mas de facto eu sei que todos, mas todos os oficiais portugueses, embora sendo oriundos de um país aliado e amigo de confiança, ao passarem pelos Estados Unidos para fazer cursos da especialidade….e vão lá todos….ficam com uma ficha onde consta todo o seu perfil curricular, opções políticas, actividades desportivas e culturais, clubes a que pertencem, situação económica e familiar, preferências específicas, actividades de direcção e voluntariado, etc., etc., etc.
“Tá” dito o que o general Loureiro dos Santos não disse, até porque não pode, embora já esteja na reserva e até por isso!!!

Sem comentários: