DUBAI – O SÍMBOLO DO CAPITALISMO
NÃO É SÓ O PODER DO DINHEIRO!!!
É O RETRATO DA IMORALIDADE A QUE CHEGARAM AS CLASSES PRIVILEGIADAS NO SISTEMA CAPITALISTA.
De há muito que o fenómeno Dubai constitui um exemplo moderno, da orgia que atingiu a injusta distribuição das riquezas produzidas.
Se por um lado poderíamos e deveríamos apreciar e valorizar as maravilhas que o homem está a criar naquele espaço, por outro não podemos deixar de as relacionar com os factores que estão subjacentes á sua genese
De facto, tanta e tão obscena ostentação, representa á saciedade os limites que a exploração capitalista pode atingir.
O mais curioso, é que a maioria das pessoas está convencida que aquilo é reflexo do bordel que representa o negócio do petróleo, quando na realidade, só 5% dos investimentos ali realizados tem origem nesse negócio.
O fundamental desses capitais têm origem na sua Zona Franca, tão "franca", que ninguém é obrigado a prestar contas dos movimentos financeiros, ali realizados.
Por outro lado, lembrarmos que tudo aquilo é feito para diversão quase exclusiva dos muito ricos, deixando aos pouco ricos a possibilidade de verem como é que os muito ricos se divertem. Esta é a imagem rigorosa da filosofia que preside ao desenvolvimento e financiamento de todas aquelas prodigiosas realizações.
É este o segredo e a justificação da pouca difusão nos "media", daquele inqualificável centro de opulência e desvario capitalista.
Podem estas afirmações parecerem exageradas, mas desafio a quem assim pensar, ler o estudo que publiquei neste Blogue no dia 24 de Agosto de 2008, ao sob os títulos “O QUE PENSO” “TURISMO VIRTUAL” e o subtítulo “Dubailândia, o novo mundo para os privilegiados”.
Seguiu-se em 12 de Junho passado, uma pequena resenha sobre o tema com o título “NO REINO DA CRISE” e logo a seguir no dia 14 de Junho, voltava ao tema, mostrando um novo “power point” sobre o Dubai e nomeadamente sobre a reprodução fiel que ali foi feita do célebre TAJ MAHAL.
Hoje volto á carga com um novo”power point”, com as vistas mais actualizadas de mais algumas construções, que a ritmo frenético ali vão nascendo ou terminando, insensíveis á profunda crise que abala o mundo.
EU PROPONHO ESTA REFLEXÃO, A QUEM LER ESTAS LINHAS.
PORQUE SERÁ QUE TÃO INCOMENSURÁVEL OBRA, CRIADA PELO HOMEM, É TÃO POUCO CONHECIDA NA SUA REAL DIMENSÃO, QUANDO TANTA PUBLICIDADE É DESPEJADA SOBRE OBRAS INFINITAMENTE MENORES???
MEDITE NISTO E RESPONDA SE SOUBER!!!!
NESTE LINK
1 comentário:
O Dubai, mais dia menos dia entrará em colapso, assim como todas as nações que usam e abusam dos seus poucos recursos.
Enviar um comentário