Mensagem

Mensagem

sábado, 3 de dezembro de 2011

O TOURO TOUREIRO

Enviaram-me um vídeo de uma tourada no México, que mostrava um touro a entrar em grande velocidade no “redondel” onde ia ser toureado, e vai direito á barreira e catrapumba….voa por cima do espaço que o separava das bancadas e é um ver se te avias!!!
Quando era novo, fui ver a uma tourada com touros de morte em Sevilha, por uma questão de cultura geral, jurei para nunca mais.
Essa curiosidade, ainda hoje me causa incómodo, pela selvajaria como vi tratar os touros e definiu decisivamente a minha posição em relação á “Festa Brava”
Um cavaleiro a que chamam “picador” enfiava um aguilhão em forma de mola aí com 4 ou 5 centímetros de diâmetro, torcendo e retorcendo, oscilando para baixo e para cima, com o sangue a jorrar aos borbotões na “carinhosa” finalidade de enfurecer o animal.
É com essa memória e sabendo que por “milagre” ninguém ficou ferido, que me diverti imenso a ver este video, com o touro a voar por cima da barreira e ir às bancadas ajustar contas com quem lá estava, para se divertir à custa do seu sofrimento.
Por coincidência, na busca que fiz no sentido de encontrar forma de publicar o vídeo, dei de caras com um engraçadíssimo comentário de um militante anti-touradas no facebook, que expressava assim a forma como vê o ritual das “pegas” nas touradas em Portugal.
Para tornar mais pungente a descrição, colocava-nos na pele do touro e divagava:
“Imaginem-se numa arena, repleta de gente ululante e histérica, imaginem que vos iludem com uma capa vermelha, vos cansam e vos cravam umas quantas bandarilhas no lombo, que algumas vos partem as costelas e que outras vos perfuram os pulmões, imaginem-se a jorrar sangue pela boca sofrendo dores horríveis e que por fim, meia dúzia de marialvas, de trajes abichanados, vos apertam os gasganetes até ao sufoco e tudo isto sem que tenham feito mal a ninguém. Agora imaginem que os que vos fazem isto se declaram “excelentes pessoas, com nobreza de carácter, humildes, cumpridoras da lei, respeitadoras e com grande cultura cívica e social”.
Se é isto a vossa aficion, bem podem limpar as mãos à parede.”
Aquela dos marialvas em trajo “abichanado” é uma maravilha!!!


1 comentário:

gina henrique disse...

Este vídeo é fantástico! Confesso que nunca tinha visto nada tão divertido,que touro espertalhão que obrigou aquela gente a defender-se como pôde!
E para os amantes das touradas a descrição em que coloca o toureiro no lugar do touro dá certamente que pensar espero eu !!!