Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O ÚLTIMO NAUFRÁGIO DE CAXINAS
BAZÓFIAS DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR
Quando se aproxima a chegada a casa dos pescadores de Caxinas, que naufragaram e andaram durante 3 dias e 3 noites num pequeno barco de borracha, com ondas de 5 metros, sem comer, em estado de hipotermia e havendo já quem, a bordo desse frágil salva-vidas,  já nem conhecimento tinha do que se estava a  passar, tal a gravidade da situação, o excelentíssimo senhor Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que certamente nunca entrou num barco ou pelo menos nunca soube o que era um temporal no mar, ou se sabe, foi nalgum transatlântico com o movimento de balanço transversal bem eliminado ou suavizado por bons robaletes, permitiu-se por várias vezes, tecer elogios aos serviços de salvamento no mar, que tinham recuperado as vítimas.
Acontece que foi absolutamente por acaso, que os pescadores foram detectados, não pelos serviços de busca e salvamento no mar, mas pelos serviços de fiscalização da costa marítima, numa acção de rotina.
A questão mais importante, é que foram salvos e isso constituiu certamente uma grande, grande alegria para todos os portugueses, que se orgulham desses heróicos homens do mar, que permanentemente arriscam a vida e são tão mal pagos e mal compreendidos, pelas autoridades oficiais, que se julgam afinal muito importantes, porque no conforto do seu gabinete, carregam num botão e aparecem tantas secretárias quantas quiserem.
O que me revolta, o que sinceramente me indigna, é ouvir um barrabotas de um político, que tem a tutela do serviço de busca e salvamento, afirmar que foram esses serviços que salvaram os pescadores, sabendo que estava a mentir, para tirar daí dividendos políticos imerecidos.
Não foram senhor secretário de Estado!
Não digo que o pessoal dos serviços respectivos, não tenham feito todos os esforços que estavam ao seu alcance, para encontrar os náufragos.
Já ponho sérias dúvidas é que tenham as condições necessárias e indispensáveis para desempenharem cabal e eficazmente as suas funções.
É a experiência que fala !!!
Mas o que conta e nos leva a criticar a baixeza do comportamento do Secretário de Estado, é o aproveitamento político que quer fazer deste terrível drama.
Essa é que nós não aceitamos nem perdoamos.
Não foram os serviço de busca e salvamento que os encontrou, foi uma feliz coincidência dos serviços de fiscalização da costa...e essa é que é a verdade!!!
Se tivermos em conta que os salvadores e quem os atendeu em terra, afirmaram que naquelas condições, já estavam esgotadas todas as possibilidades de sobreviverem e que mais uma miseras 4 horas e ninguém se salvava, dá para perceber por quanto sofrimento passaram aqueles desgraçados.
Não somos nós que o dizemos, mas as entidades que intervieram no salvamento e no tratamento dos pescadores que o dizem.
Também acrescentam, que se as embarcações de pesca, tivessem a chamada “Caixa Azul” que serve para localizar barcos naufragados, em três horas esses homens teriam sido salvos.
E sabe o senhor secretário de Estado que foram dois “técnicos” dos seus serviços, certamente para “economizar” ou por a vida dos pescadores não valer grande coisa para eles, que deram um parecer negativo à colocação desse equipamento fundamental, independentemente de até haver subsídios para esse fim.

QUE MISÉRIA DE GOVERNANTES!!!

Sem comentários: