Mensagem

Mensagem

terça-feira, 8 de abril de 2014

DUBAI


                     DUBAI                   

      TERRA DO SONHO E DO(A) M….EL 
      ............já vai perceber!

Em tempos (2008/9) dedicámos muita atenção ao que se estava a passar no Dubai, na medida em que era um espaço, que tudo levava a crer, estava a desenvolver-se para gáudio dos capitalistas, embora o clima nada tivesse de aconselhável, na medida em que 40 graus à sombra é uma temperatura normal.
Escrevia na altura “O Dubai é o paraíso dos arquitectos e ricalhaços e espelho cintilante da orgia capitalista.”
Dava então como exemplo alguns dos exageros, tais como o pavilhão com seis pistas de ski, com temperaturas interiores de -10º, bairro do xadrez onde tudo era aos quadrados pretos e brancos e os edifícios com as formas de peças do xadrez, reprodução dos canais de Veneza em pleno deserto, construção civil desenfreada chegando a concentrar 2/3 das gruas de todo o mundo, culminando com a construção não só do hotel mais luxuoso do mundo (onde as colunas do átrio de 180 metros de altura e varandas interiores são forrada a oiro e só se entra ….ou entrava…no hotel indo nos Rols Royce da própria empresa) como do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, preparado para crescer mais, se alguma vez um maluco se atrevesse a desafia-lo nas alturas etc., etc.
Para quem queira uma descrição minuciosa das exorbitantes extravagâncias que ali nasciam, vão a este Blogue, no dia 24 de Agosto de 2008 e no texto “DUBAILÂNDIA, O NOVO MUNDO PARA OS PRIVILEGIADOS”, encontrarão a situação descrita em pormenor.
Acontece que em seguida vem a crise internacional e o impacto que teve no Dubai foi arrasadora. Tudo fugia, porque tudo estava arruinado!
Nos parques de estacionamento do aeroporto, chegaram a estar abandonados mais de 3.000 carros de altíssima gama entre Ferraris, Lamborghinis, Bugattis, Mc Larens, etc.,etc.
É verdade que o petróleo é uma fonte de riqueza incomensurável, mas o Dubai não era muito rico nessa matéria – prima.
De resto só 5% da receita do emirato provinha do petróleo (com uma previsão de esgotamento dentro de 10 anos!), sendo que a zona franca e o turismo eram e parece continuar a ser, a grande fonte de receita.
Cremos que na circunstância, valeram ao Xeque do Dubai, Rashid Bin Saeed Maktoum, ou a ajuda dos primos dos outros emiratos, onde o petróleo abunda, ou às negociações com o Qatar e Arábia Saudita.
O facto é (pelo menos parece!!!) as coisas vão estando melhores e o desenvolvimento parece ter recomeçado….pelo menos até à próxima crise!!!
Entretanto, chegou-nos ao conhecimento posteriormente, que nas 3 Palm Islans que estavam terminadas, a Palm Jumeirath, a Palm Jebel Ali e a Palm Deira, três espécies de arquipélagos em forma de palmeira que tinham sido feitas no mar, artificialmente, tirando a areia do fundo do mar, com centenas e centenas de casas ( que pelos vistos se estão a afundar), todas elas com piscinas, faltava muitas vezes a água corrente e outras tantas,  quando abriam as torneiras…. saiam baratas!!!
Agora a última notícia que tivemos ainda é mais ridícula.
Calculem que no Dubai não há rede de esgotos!!!
É VERDADE!!!
Todos aqueles arranha-céus funcionam sem rede de esgotos!!!
A trampa é toda conduzida por camiões para o deserto, onde parece...haver usinas de tratamento.
Dezenas e dezenas de veículos apropriados, são carregados com os dejetos e seguem para usinas de tratamento, aguardando em filas intermináveis, mais de 24 horas para entregar sua carga fedorenta.
Só o tal maior arranha-céus, o Burj Khalifa “fabrica” mais de 15 toneladas de “có-có” (que fino!!!) todos os dias.
É um facto que estamos a adivinhar um sorriso descrente na sua face!
Temos a certeza que está a pensar…mas que grande vigarista!!!
Olhe que não doutor…olhe que não!!!
De facto tudo isto é verdade e se não dá pelo cheiro é graças aos 10º de latitude que nos separam e a normal incidência dos ventos Norte, que por cá se fazem sentir.
Pois é…agora é que julga mesmo que estamos a brincar!!!
Então veja este vídeo!!!

Sem comentários: