Mensagem

Mensagem

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

AINDA……..GAZA!!!

Nesta altura, em que os criminosos israelitas, chacinam palestinos, sob o olhar tranquilo da ONU e as palavras de circunstância de europeus e americanos, principais responsáveis das enormidades que no desgraçado território de Gaza se estão a passar, sinto-me tão incomodado, que publicar qualquer coisa no Blogue é doloroso e desconfortável.
Sinto-me como se estivesse de luto e fosse obrigado a falar de coisas que não fossem a minha dor, de cidadão, que não aceita esta violência e a passividade do meu governo.
É uma tristeza, um ser humano, perante esta tragédia entre tantos e tão graves problemas com que o mundo se debate actualmente, ver perder tanto tempo a elogiar um jogador de futebol, que fazendo aquilo que gosta, gozando a vida de um privilegiado, tem direito a tanto tempo de antena e a ocupar quase todo o espaço, de todas as primeiras páginas, de todos os jornais.
Eu não devo estar bem, devo ter qualquer coisa errada, pois gostando de futebol, de que até fui praticante, considerando Ronaldo, um génio na arte do futebol, um caso de excepcional força de vontade e um jovem digno da nossa admiração, até por que apesar de todas estas mordomias, parece não perder o norte aos seus objectivos.
Se são justos e equilibrados, é outra questão, mas de facto é notável perceber que está ali um jovem de eleição, digno dessa admiração e de servir de exemplo, tendo em vista todas as suas qualidades, quer técnicas quer humanas.
Mas a questão central, não é questionar a justeza do prémio, a questão é estar num país tão medíocre que ao olhar para a banca dos jornais, essa justa distinção e um grande retrato de Ronaldo,está escarrapachado em todas as primeiras páginas dos nossos jornais, deixando para segundo plano tudo o que de mais fundamental para a humanidade se está a passar no mundo.
Aceito á partida, que com esta distinção, o nome de Portugal andou e anda nas bocas do mundo.
Mas chegar ao ponto de se considerar que aumentou a auto-estima dos portugueses e não se relativizar esta vitória na importância que de facto tem, vai uma distância que me dói.
Simpatizo com o Ronaldo, fiquei muito satisfeito de ele ter ganho, julgo por eu ser também português, mas nada mais do que isso.
Fazer um alarde desse prémio, ao ponto de lhe dedicar o programa Prós e Contras, dá ideia do exagero a que chegámos.
Podia ser noutro programa qualquer, mas ali, esse evento era perfeitamente inadequado até por contrariar a filosofia do programa.
Não havia razão aparente para encontrar detractores até porque as hipotéticas más-línguas, referidas criticamente pela apresentadora, ao lembrar que tinha ouvido durante o dia, pessoas a dizer que era outro que merecia etc., etc. como se fosse um crime o direito a outras opiniões!!! Não estiveram presentes a não ser na argumentação da própria apresentadora.
Fico a pensar que pelo menos esses poderiam dar conteúdo á designação do programa e deveria ter aproveitado para convidar essas pessoas, para ali irem expor as suas razões, com a vantagem de contraditar a opinião geral dos convidados, questão que certamente daria mais vivacidade ao debate, num programa, que se intitula “Prós e Contras”.
Afinal foi de muitos “Prós” e “Nenhuns Contra”
Mas enfim…..é o que temos, até um dia!!!!!
Para vos compensar deste meu sombrio estado de espírito, lamentavelmente justificado pela carnificina que o noticiário da televisão mais uma vez referiu que se estar a passar em Gaza, vou oferecer-vos um “Power Point” maravilhoso, com a música e as palavras adequadas ao meu deprimido estado de espírito.

2 comentários:

Carlos disse...

A questão principal na minha opinião é interrogar-me, perante o relatado no poste, afinal , para que é que serviu o 25 de Abril? Cerca de 35 anos depois parece-me que estamos na mesma estaca, sensivelmente o mesmo ou até pior. É fomentada a alienação pelo futebol e pelas novelas, discutir e incutir consciência nas pessoas por forma a produzir cidadãos conscientes e capazes de lutar por uma sociedade que funcione para todos e não só para alguns não é do interesse dos donos dos grupos económicos. Não, eles preferem um povo amorfo e alienado que se deslumbre com os falsos valores e ajude a perpetuar o poder que detêm.
Par quê incutir cultura em alguém que quando muito vai ser caixa de supermercado no Continente/Modelo do sr. Belmiro ou talvez um dos muitos operadores de call-centers promovidos por um primeiro-ministro às ordens.
Tittytainment, tittytainment, é o que é preciso, as novelas da vida real das Novas Gentes com a sua gente bonita, e os casa/descasa isso é que é necessário para o pessoal não pensar na porcaria de vida que leva e anestesiar qualquer hipótese de mudança. Proletarizam-se os jornalistas para venderem banha de cobra e se algum se atrever a sair da linha, vai para o olho da rua que há mais 20 na fila à espera de entrarem.
Consegue o actual estado de coisas ser mais repressivo do que o Portugal salazarista. É que este estado é imposto de fora enquanto que o outro só era consentido e protegido pela Espanha franquista, pior, tende a ser o balão de ensaio no qual o mundo inteiro se tornará se as intenções do grupo de Bilderberg se tornarem realidade.

Carlos disse...

O gás de Gaza: http://resistir.info/chossudovsky/guerra_e_gn_p.html