Mensagem

Mensagem

domingo, 7 de março de 2010

ANIVERSÁRIO E 30.000 VISITANTES

FELIZES COMEMORAÇÕES DESTES DOIS
FACTOS LIGEIRAMENTE RELEVANTES

Faz dois anos que iniciámos esta caminhada, no sentido de tornar útil, se possível, a nossa maneira de ver a vida, nos seus variadíssimos aspectos e principalmente nas suas mais inovadoras perspectivas.
Numa feliz coincidência, atingimos as 30.000 visitas ao Blogue, praticamente no dia em fazia dois anos que metemos mãos a esta obra, o que para nós constitui motivo de regozijo, e estímulo para continuar.
Não somos figura pública, não temos nenhuma credencial especial, só temos uma bela roda de amigos que muito me honram, com a sua consideração.
Não me alongo na análise dos objectivos, até porque os textos, desabafos, estados de alma e matérias abordadas, foram e são mais questões de consciência ou profissão de fé numa intenção de serviço público, do que cobrança do desencontro que tenho, com a política deste país.
Como tal, deixo ao critério de quem leu ou viu, determinar o seu valor e utilidade.
Como em todos os aniversários se costuma oferecer prendas, para não fugir á tradição, resolvi premiar a paciência (chinesa) dos que me aturam, com uma viagem á China.
Uma a viagem virtual, mas ….se ”a cavalo dado não se olha o dente”, esta “alimária”tem substância suficiente (julgo eu……) para valer a pena ler e ver até ao fim o que sobre o assunto tratamos.
Uma coisa tenho a certeza, aprendi muito nas buscas que tive de fazer para cobrir as lacunas que tinha na minha cultura asática e nomeadamente sobre o país dos “olhos em bico” (sem ofensa, para o povo chinês).
Então….boa viagem e que no fim, saibam algo mais sobre esse distante e tão perto país, que aos pobres vai proporcionando chapéus-de-chuva e muitas outras coisas baratas, porque não fora eles, não conseguiam disfarçavar a sua miséria.


CONHECER A CHINA ANTIGA


Para começar esta viagem pela China, este “power point”, é a génese de tudo o que se segue.
Sem um conhecimento mínimo da sua história, torna-se mais difícil entender como a China se tornou na realidade que hoje admiramos, alguns temem, outros subestimam e outros invejam.

NESTE LINK
E DEPOIS EM F5
.

CIDADE PROIBIDA

Uma das maiores atracções turísticas da China é a chamada “Cidade proibida”
Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade, sede do poder do império chinês, onde só o imperador, sua família, oficiais mais graduados e empregados especiais tinham a permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio, com cerca de 1.000 divisões.
Se quiser fazer uma viagem virtual, explorá-la pormenor e participar até nas suas actividades movendo-se como se de facto fosse um visitante, proporcionamos-lhe uma curiosa aplicação de que necessita fazer “Download”. Embora seja um pouco demorado, vale a pena, na medida em que lhe dará oportunidade de conhecer a mítica Cidade Proibida, através um projecto desenvolvido pelo Museu do Palácio e pela IBM . Nele poderá ter uma visão da cultura da China Imperial, explorar a arquitectura da cidade, dar um passeio, vendo as cenas do seu quotidiano e até, imagine-se, participar em variadíssimas actividades .Para tanto
CLICAR AQUI


MURALHA DA CHINA


É este monumento militar, a par da “Cidade Proibida”, um dos dois cartazes turísticos, mais célebres da China. Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. É considerada Património Mundial da Unesco.
Com aproximadamente 7.000 quilômetros de extensão, foi construída ao longo de séculos, tendo o seu esplendor máximo na Dinastia Ming, por volta do século XV.
A sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte, no que se mostrou impotente dado não ter conseguido impedir as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos, tendo perdido a sua função estratégica e abandonada, por volta do século XVI.
Hoje dois terços da “Grande Muralha” encontram-se em ruínas, muito por culpa dos erros cometidos na sua reconstrucção, durante o govêrno de Deng Xiaoping, na década de 1980. Tendo em vista erguê-la como símbolo da China, levou á prática uma grande campanha de restauração de diversos troços, em que a utilização de materiais inadequados, tais como o cimento, foi responsável pela posterior degradação de grande parte da “Grande Muralha”.
Algumas imagens do “power point que se segue, dão exemplos dessas mesmas ruínas.

NESTE LINK



CONFÚNCIO E LAO-TSÉ

ALGUNS DOS SEUS PENSAMENTOS,
QUE TRANSFORMAM A HUMANIDADE

Para além de um bonito fundo musical, temos a possibilidade de apreciar juntamente com belíssimas paisagens campestres as imagens de cidades que são espelho do desenvolvimento da China nos tempos actuais. Alguns pensamentos atribuídos ao doutrinário Confúcio e ao mítico e lendário Lao-Tsé, acompanham as imagens, para mostrar alguns exemplos do património secular da filosofia de vida do povo chinês.


NESTE LINK
.
.
.
A RELIGIÃO NA CHINA

Na China existe uma grande diversidade de religiões.
As principais são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.
Estas religiões e crenças populares são tão importantes na vida quotidiana de muitos chineses que são até considerados por eles como uma parte integrante da tradição e da cultura chinesa.
Uma zona de grande intensidade religiosa é a serra de Mianshan, onde se situam imensos mosteiros e templos das várias religiões que se processam na China.
Podem ficar a fazer uma ideia, da importância do local vendo o “power point”

NESTE LINK

.

ARTE CHINESA

Agora para complementar, têm ocasião de apreciar uma soberba obra de arte sobre o tema e que constitui um dos maiores tesouros artísticos da China.
Trata-se de uma tela gigantesca de 5,28 metros de largura por 24,8 centímetros de altura, do pintor Zhang Zeduan datada entre 1085 e 1145 da nossa era, é uma evocação festival “Ching-ming”ou “Quing ming” (Ao longo do rio) que significa “Culto dos antepassados” e faz uma referência evocativa á morte de Wen Ji e sua mãe.
Sabe-se que a tela foi restaurada posteriormente, mas não se sabe a época precisa em que foi feita essa recuperação.
É uma obra muito célebre, considerada um dos tesouros da China e está exposta no Museu de Xangai, onde os visitantes aguardam muitas horas em longas filas, para poderem apreciá-la
A sua apresentação neste Blogue, com um som próprio, na sequência do “power point” dos templos de Mianshan, deriva do facto de esta tela se referir ao Festival cuja história teve origem naquela montanha, como aliás já foi referido.
A acrescentar o interesse desta tela, foi o enriquecimento com três clips virtuais, com pormenores muito interessantes, da vida quotidiana dessa época.
A movimentação do rato, pode controlar a direcção e a velocidade da apresentação da imagem.
Os clips são apresentados em três quadrados marcados com uma linha branca nos quais se deve clicar para os activar.
É um trabalho fantástico, deslumbrante!
Agora precisa
CLICAR AQUI


A CHINA MILITAR

CHOCANTES IMAGENS DE SOFRIMENTO,
PARA CULTO DE UM IMAGEM DE RIGOR.

Mais do que as palavras, as imagens deste “power point”, mostram aspectos da vida militar, da disciplina a que são sujeitos os seus elementos, dos sacrifícios por que passam, chegando a assumir aspectos de autêntica tortura.
A disciplina rigorosa, é o que ressalta das imagens, mas não podemos desligá-las dos efeitos que consequentemente devem reflectir, outros contextos da vida da sua sociedade.
Na China, é tudo em grande….para regalo dos olhos e medo da alma.
Medo da alma, quando penso o que seria do mundo, se a China virasse para um sistema capitalista.
Os Estados Unidos sendo meros gnomos em comparação com as gigantescas dimensões em que tudo tem de ser avaliado na China, tem trazido tanta infelicidade á esmagadora maioria da humanidade, que mais faria…..

NESTE LINK
.
.
.
COMEMORAÇÕES DOS 60

ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA

Estas imagens, limitam-se a reflectir o efeito final do intenso treino e disciplina a que os militares na China são sujeitos e que foram mostrados em abundância, no “power point” anterior.
Fraca utilidade, para tanto sacrifício.
Qual a utilidade de tanto rigor?
Qual o sentido desta espectacular demonstração de “geometria” em movimento?
Será que ideologicamente, há aqui um benéfico sentido oculto que nos escapa?
Ficamos felizes, por se admirar uma exibição de superior perfeição dada pela China.

Mas fazer do homem, como que uma cobaia?
Não duvido que o futuro está no Oriente, mas preciso de outro tipo de manifestações, para morrer descansado com o futuro da China e do seu reflexo no futuro da humanidade.


NESTE LINK

.
VIAJAR PELA CHINA

Finalmente vamos viajar através da China, já com algum conhecimento prévio de muitas das imagens que serão apresentadas.

Resta-nos a certeza que muitas mais apresentações seriam necessárias, para se fazer uma pequena ideia dos verdadeiros tesouros paisagísticos, humanos, sociais e porque não políticos, que teríamos de publicar, para fazer uma “pequena” ou até "remota" ideia, da verdadeira China, tão deformada ou até ocultada do nosso conhecimento.

NESTE LINK


NESTE LINK


NESTE LINK


NESTE LINK
.
.
.
CHINA INDUSTRIAL

É uma ironia da nossa parte, atribuir ao título deste texto, a hipótese de irmos abordar esse sector da economia chinesa.
Nada de mais errado.
Primeiro, porque não temos dados para de uma forma séria e construtiva abordar o tema, com um mínimo de dimensão e verdade.
Segundo, porque numa perspectiva económica, temos múltiplas razões para considerar a China, que é hoje uma potência emergente, devido aos seus méritos, conceitos políticos, capacidade industrial e dimensão demográfica, dentro em pouco tempo será uma das maiores, senão a maior potência mundial.
Por isso como se fosse uma anedota ilustrada, apresentamos este “power point”. Foi-nos enviado, certamente com a intenção de nos convencer do primitivismo da indústria chinesa, esquecendo que a nossa idade recorda com conhecimento de causa, a forma com o Japão se tornou uma das maiores potências exportadoras, devido á altíssima qualidade dos seus produtos.
Na década de 50, os produtos japoneses eram alvo de chacota na tentativa de imitar a alta qualidade dos produtos americanos, fazendo cópias de tudo o que era fabricado pelas melhores fábricas Euro-Americanas.
Passados poucos anos já mereciam o respeito e a preferência de todo o mundo. Hoje, não só em termos de qualidade, mas em qualidade/preço, batem o mercado europeu e do americano nem se fala.
Não é por acaso que no “power point do dia”, ao abordarmos ligeiríssimamente o tema da economia americana, vemos ser o Japão que corre em auxílio dos Estados Unidos, para aliviar os seus deficits monstruosos.
Vamos então ver como se perspectiva a ideia, de como funciona a China hoje em dia, para fabricar velas para automóveis, para uma multinacional que neste caso dizem ser a Bosh, o que sinceramente não acredito.
De qualquer modo, “vendo o peixe pelo preço que o comprei” e quem estiver a ver, pense o que quizer.
O pensamento, deve ser das poucas coisas que ainda hoje, é verdadeiramente livre!!!


NESTE LINK





CHINA-JAPÃO-TAIPÉ

A China era até há pouco, a maior credora dos Estados Unidos em mais de 800.000 milhões de dólares.
Com a venda aos japoneses de 35.00 milhões de títulos do tesouro dos americanos, transferiram para estes o incómodo e até embaraçoso título de maior credor dos Estados Unidos.

Embaraçoso, porque como em economia não há filantropias, só a qualidade de aliado submisso ou obediente, fá-lo-ia assumir tão piedosa transacção. Respeitinho “oblige”.
Não é por acaso, que analistas financeiros consideram esta, uma má notícia para o dólar e para o respectivo mercado da dívida pública.
Vem isto a propósito de ter recebido um “power point” que já traduzi e que traz o título de “JAPÃO, TAIPÉ”, a recordar os velhos tempos em que o Japão dominava militarmente o Oriente, tendo ocupado a ilha de Taiwan (Ilha Formosa) durante largos anos até 1945, após a derrota do Japão na segunda guerra mundial.
Em 1949, Chiang Kai-shek, as elites do exército, da economia, dos intelectuais, juntamente centenas de milhar de outros chineses do continente, refugiam-se em Taiwan, onde sob a protecção e apoio dos Estados Unidos, militar e financeira, mantêm até hoje uma separação efectiva da Republica Popular da China.
Esta situação, tem permitido manter um estatuto diferenciado da China continental, paralelamente com uma grande tensão militar e diplomática, susceptível de provocar um conflito militar, entre os Estados Unidos e a China.
Só aos enormes e mútuos interesses comerciais e á tradicional paciência chinesa, se deve não ter ainda havido um confronto.
Pelas razões expostas, não me parece ser inocente o título do “power point”.

Ou é inocência cultural, deformação histórica ou desejo de dar continuidade do comportamento habitual da linha ideológica do capitalismo?
Não.....se calhar estou a exagerar.
Quem fez o “power point, é capaz de ser simplesmente ……..burro!!!


NESTE LINK

Sem comentários: