Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 3 de março de 2010

O JAPÃO

Origem: Wikipédia

Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, os americanos tentaram impor o “American Way of life” como uma estratégia para deter o avanço do comunismo sobre o país.
Porém diferente do que ocorreu em outros países, os japoneses não só assimilaram como também reinventou.
O mesmo já havia ocorrido com a cultura tradicional.
Na religião, a prática de ritos locais, o xintoísmo, com os ritos ‘importados’ da Coreia e da China, o budismo.
A fórmula poderia ser americana, mas o produto final tinha que ser culturalmente japonês.
O pop japonês tornou-se um bem sucedido caso de "customização" da industrialização cultural em padrões orientais.
Dois mil anos de história e tradições não podiam ser substituídos e o sucesso de um ídolo ou produto depende, até hoje, de sua identificação com o público.
A cultura pop é um fenómeno ligado à industrialização e à sociedade de consumo, é importante ressaltar que o pop japonês ocorreu e foi beneficiado por condições culturais e económicas extremamente favoráveis que o país conquistou no pós-guerra.
Principalmente a partir dos anos 60, quando implantou um histórico programa económico, que em dez anos duplicou e distribuiu de forma ampla a renda per capita do país, criando a nação da maior e mais rica classe média do mundo.
Ao mesmo tempo, o país alcançou uma das mais altas taxas de alfabetização e escolaridade do planeta, formando um povo sedento de informação.
A cultura pop, em qualquer parte do globo, é baseada em consumo, e isso faz com que o pop seja essencialmente um fenómeno cultural e comercial.

NESTE LINK



ECRÃS TÁCTEIS?

ATÉ O SEU CORPO PODE SERVIR DE CONTROLO!

Um vídeo do Human -Computer Interaction Institute, mostra como o braço pode ser usado como meio de interacção com aplicações.
O futuro passa por aqui?



Sem comentários: