Mensagem

Mensagem

sábado, 13 de março de 2010

CHE GUEVARA

ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA
“HASTA LA VITÓRIA, SIEMPRE"
Dedicamos o “power point” de hoje, a Ernesto Che Guevara.
Fazemos isto, porque o texto que se segue, tem relação com alguns dos problemas, que fizeram dele um revolucionário.
A sua bravura e firmeza na luta contra o Sistema Capitalista, fez dele um exemplo, que todo o mundo reconhece e admira.

A sua vida é uma lição para todos nós.

Recordemo-lo também através de alguns dos seus pensamentos:

«O conhecimento nos faz responsáveis».
« Derrota após derrota, até a vitória final».
« Lutam melhor os que têm belos sonhos».
« Se o presente é de luta, o futuro nos pertence».
« As amizades que se fundam a partir do interesse, por interesse terminam».
« Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera».
« Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor».

Para fechar com chave de ouro, esta afirmação de Fidel Castro,

«De Che nunca se poderá
falar no passado».


MEUS SENHORES

ISTO É VERDADE, POR MAIS INACEITÁVEL QUE SEJA!!!

A importância de certos factos, ora relativizados, ora disfarçados, ora desmentidos, ora ocultados, ora ….ora….ora, pelos media nacionais e internacionais, não transformam em bom o Sistema Capitalista, raiz de todos os problemas que inquinam a paz do mundo.
A justiça social existe pontualmente, mais como uma válvula de escape para evitar convulsões populares, do que, como meta traçada para obtenção de uma sociedade mais evoluída e civilizada.
A dialéctica da natureza é uma aliada dos homens honrados, que lutam por um mundo equilibrado e racional.
É nesta perspectiva que uma informação manipulada e castradora do natural e harmonioso desenvolvimento da humanidade, se torna uma aberração.
Sendo assim, que fenómeno igualmente poderoso se poderia opor, para corrigir esta anomalia da evolução natural?
A resposta veio através dos computadores, que com as sua enormes potencialidades, vieram proporcionar ás massas, acesso a formas de comunicação, que podem servir de equilíbrio ás forças a que se lhes opõe (não estou a propor que se leia Engels, mas dava geito!!!).
Olhando ao que se passa ainda, com a informação controlada pelo Sistema, o aparecimento dos Blogues, das Redes Sociais e outros meios informáticos de fácil acesso, mais não são do que um evidente reflexo da sua natureza dialéctica.
A ultrapassagem daqueles corpos estranhos ao desenvolvimento harmónico da sociedade, que constituem os meios de comunicação social manipulados pelos interesses dos capitalistas, seus proprietários, encontraram na informática a porta de saída necessária.
Hoje felizmente, todo o mundo principia a ter possibilidades de acesso e participação numa informação mais ampla e correcta.
De facto, a informática neste campo, mais não é que a resposta possível á normalização de uma evolução positiva, na medida em que pode corrigir o desvio que as coisas estavam a levar nesta área e a desfigurar a proporcionalidade que deve existir nos factores influenciam o desenvolvimento.
Esta afirmação pode parecer exagerada, mas corresponde plenamente ao desequilíbrio que a desinformação proporciona, quando na prática beneficia uma parte, em prejuízo da outra.
Esta dicotomia não é natural, não é saudável e a continuar, poderia vir a provocar a longo prazo, situações de conflito, que poderiam eventualmente degenerar em confrontos colocando em risco, a própria sobrevivência do homem.
Por outro lado, o somatório de uma informação imparcial, aliada a um correcto conhecimento e a uma sólida cultura, criará exigências e comportamentos, que forçosamente se traduzirão num equilibrado e justo desenvolvimento das relações humanas no seu todo, normalizando caótico estado em que a situação se encontra actualmente, consequência directa da imoral divisão do produto do trabalho e das relações de produção.
Se todas estas condições se produzirem, a evolução racional da sociedade humana estará em coerência com a própria natureza, o que torna esperançoso o futuro da humanidade.
Se pelo contrário não se verificar rapidamente uma profunda alteração do Sistema, quer no plano político e económico, quer no plano social, as consequências serão dramáticas.
Vêm todas estas considerações a propósito de noticias que chegaram ao nosso conhecimento, através do jornal “Avante” e que a comunicação social em geral, quase ocultou, deturpou, ou reduziu á sua expressão mais simples.
O conteúdo dessas notícias de capital importância, deveriam ter sido largamente divulgadas, mas aconteceu exactamente o contrário.
Na sua Crónica Internacional, Jorge Cadima, começa por abordar uma questão económica, sobre a qual pensamos em breve publicar um texto específico.
Em seguida, escreveu:
Está por explicar a decisão de Obama em não vir à prevista (e depois cancelada) Cimeira EUA-UE. Especula-se abertamente sobre uma eventual saída da Grécia do Euro ou até dum colapso da moeda europeia (Samuel Brittan, FT, 19.2.10), o que alivia a pressão sobre um acossado dólar. Zangam-se as comadres e descobre-se que o cumprimento dos famigerados critérios de adesão ao Euro foi, em muitos países (incluindo o nosso, segundo o FT, 16.2.10), uma fraude. A Grécia «basicamente hipotecou os aeroportos e auto-estradas do país» para cumprir os critérios, e os bancos dos EUA desempenharam um papel fulcral nisso (New York Times, 14.2.10)”.
E mais adiante:
“A UE retirou o direito de voto à Grécia na próxima reunião sobre a sua situação e ameaça aplicar poderes especiais de gestão directa, ao abrigo do novo e antidemocrático Tratado de Lisboa (Telegraph, 18.2.10). O vice-primeiro ministro grego responde dizendo que a Itália ainda fez mais falcatruas nas suas contas públicas e acusando a Alemanha de «ter levado o ouro que estava no Banco da Grécia [durante a II Guerra Mundial] e nunca o ter devolvido» (BBC, 24.2.10).”
«aviões israelitas estão a efectuar incursões diárias no espaço aéreo libanês, criando uma situação muito perigosa» (Reuters, 23.1.10)”.
E continua:
“Paul Craig Roberts, ex-secretário de Estado do Tesouro de Ronald Reagan e ex-director e colunista do Wall Street Journal e Business Week, mas agora «dissidente», escreve: «Já cercaram o Irão com bases militares. O governo dos EUA pretende neutralizar a China, tomando controlo do Médio Oriente e impedindo o acesso da China ao petróleo. [...] Os mentecaptos em Washington estão a promover o impensável: a guerra nuclear. A louca corrida visando a hegemonia americana está a ameaçar a vida na terra» (globalresearch, 26.2.10)”.
Faço minhas e assino por baixo, as judiciosas palavras, com que Jorge Cadima termina a sua crónica:
“ESTÁ NA HORA DE SEREM OS POVOS, A TOMAR O SEU DESTINO NAS MÂOS”

Sem comentários: