Mensagem

Mensagem

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A ARQUITECTURA

E OS ARTISTAS “PINTA PAREDES”

Desde os mais antigos tempos, as pinturas murais como a das cavernas de Ajanta na Índia, algumas culturas pré-colombianas, passando pela tradição milenar da pintura mural praticada na dinastia Ming, na China, pela arte perfilada dos egípcios, no tempos faraónicos, até á superior tradição greco-romana.
Esta expressão artística, também foi muito usadas no Renascimento através das técnicas do afresco, utilizadas na pintura mural, reflectindo um elevado gosto artístico, na prática destas técnicas decorativas.
Picasso, Matisse e o próprio Miró, dedicaram á pintura mural, no século XX, muito do seu talento.
Actualmente, a pintura mural é imensamente vulgarizada pela arquitectura, para através dela disfarçar a monotonia das fachadas lisas, pintando nelas os mais variados temas, no sentido de dar a esses espaços linearmente vazios, algum relevo pictórico, que disfarce se enquadre no ambiente geral, como elemento decorativo.
Esta moderna utilização da arquitectura, para decorar fachadas e integrá-las artisticamente no meio ambiente está hoje bastante divulgada.
Um dos expoentes actuais, que se dedicam a essa arte, chama-se Eric Grohe.
Nascido em Nova Yorque em 1944, começou a desenhar no chão das ruas, hoje recupera fachadas de edifícios, com uma arte naturalista fantástica.
No power point que se segue mostramos alguns dos seus notáveis trabalhos

Sem comentários: