Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

TEMPORAIS NO MAR ALTO

O “power point” de hoje aborda um tema, que não é muito vulgar fazer parte das nossas reflexões.
Refiro-me á vida do mar e aos seus perigos.
É normal, ir-se á praça para se comprar peixe fresco (quando se pode!!!) e não se reflectir sobre os inerentes sacrifícios, por que passam aqueles para quem pescar, é o seu ganha-pão.
Pão, muitas vezes “amassado pelo diabo” e que nem de longe nem de perto compensa monetariamente, quem vive desse sacrificado salário.
Para colher a maior parte do bolo, lá está normalmente no cais da atracagem o armador da embarcação ou seu mandatário e na Lota o “senhor intermediário” para conferir e arrecadar a maior parte do lucro, que aqueles sacrificados profissionais lhes proporcionam.
Não há profissão mais dura e assassina, que a do pescador.
As imagens que normalmente nos oferecem, é a de magníficos e gigantescos navios, com dezenas de andares por vezes, onde não faltam os divertimentos e requintados serviço de hotelaria.
Hoje já se oferecem cruzeiros em que a publicidade dá a garantia dos passageiros de não enjoarem, tal a qualidade e dimensão dos estabilizadores, que de uma forma geral os navios dedicados a cruzeiros, actualmente possuem.
Esta é de facto, para quem conhece o mar, publicidade enganosa, pois as forças da natureza, sobretudo no mar, tomam por vezes amplitudes verdadeiramente descomunais e totalmente incontroláveis pelos homens.
Se pensa que estou a exagerar, abra o “power point” que hoje lhe estou a oferecer, e imagine-se a navegar em qualquer um desses barcos.
Agora vá um pouco mais longe e pense, que ia com alguns desses mares que são mostrados na apresentação, não num cruzeiro, mas numa traineira de pesca, apanhar uns cabazes de sardinhas, que nem sequer lhe garantiam um mínimo de vida decente.
É a vida que está reservada aos pescadores, da Póvoa, de Peniche, de Aveiro, de Lisboa, de Sesimbra e de tantos outros lugares, arriscando a vida diariamente, perante a indiferença dos nossos poderes públicos, que só servem para lhes dificultar a sua sobrevivência, indiferentes ao seu esforço e sofrimento.

NÃO SE ESQUEÇA.....LIGUE O SOM
COM O SOM ALTO....ATÉ ARREPIA!!!.
UTILIZE O RATO, PARA MUDAR DE SLIDE

NESTE LINK

Sem comentários: