Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AS CIDADES PERDIDAS

PERSÉPOLIS,PALMIRA E POMPEIA

Hoje o nosso “power point” vai em busca destas cidades perdidas no tempo.

POMPEIA

Quando no ano de 79 d.C. Vesúvio entrou em erupção, um fluxo piroclástico , cobriu instantaneamente a cidade com cinzas e outros elementos vulcânicos.
Os que não conseguiram fugir, morreram na sua maioria sufocados e cobertos com as cinzas .
Esse facto permitiu aos arqueólogos, encher com gesso as bolsas de ar criadas pelos corpos ,que praticamente se volatilizaram, e assim conseguiram reconstituir as formas humanas , tal como ficaram no momento em que o fluxo piroclástico invadiu a cidade.

PERSÉPOLIS

Persépolis, “cidade persa”, como é conhecido internacionalmente este lugar histórico, foi nome dado pelos gregos já depois da sua destruição. Apesar de ser apenas uma sombra do que já foi, as suas ruínas são um dos lugares mais interessantes do Irão, e os seus relevoum desfile de personagens da época.

PALMIRA

Palmira (hoje, chamada de Tadmor) era uma antiga cidade na Síria central, localizada num oásis a cerca de 210 km a nordeste de Damasco.
A localização estratégica da cidade, aproximadamente a meio da distância que vai do Mar Mediterrâneo até ao rio Eufrates, tornou-a num ponto de paragem obrigatório para muitas das caravanas que seguiam aí a sua rota comercial.
Supõe-se que o nome derivou de nessa época existirem no local numerosas palmeiras.


NESTE LINK

Sem comentários: