Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A NOSSA …FALTA DE SAÚDE!!!
AO QUE NÓS “JÁ” CHEGÁMOS,
NÃO TEM LÓGICA NEM EXPLICAÇÃO!!!

Acabo de me cruzar com uma amiga, que tem estado muito doente.
Achei-a bastante e melhor e perguntei-lhe como se sentia e respondeu-me: muito melhor, fui há dias a uma clínica de Torres Vedras, receitaram-me uns comprimidos que me estão a fazer muito bem.
Quando lhe perguntei quanto tinha pago, disse-me que tinham sido 80 Euros e agora tinha de fazer uma “taco” e novamente 80 Euros para em nova consulta, mostrar o resultado.
Acontece que esta minha amiga é muito pobre.
O marido pequeno agricultor já com mais de 60 anos, é um escravo de trabalho para sobreviver.
Está a tentar vender a batata que semeou, a 30 cêntimos o quilo, ou seja tem de vender perto de 270 quilos de batata.... por cada consulta!!!. Uma pequena fazenda e uma pequena vinha, são o seu meio de sobrevivência.
Quando lhe perguntei porque não tinha ido ao Centro de Saúde, disse-me que já tinha ido, que ficou na mesma e agora só daí a um mês tinha consulta.
Não me admirei, porque no mês passado, para um simples requisição de remédios que tomo habitualmente, tive que esperar 3 semanas para a poder fazer.
Posteriormente tive de esperar 8 dias para levantar a requisição da receita.
Já há tempos, por ocasião de uma emergência médica resultante de um gastro entrite aguda, tive de me socorrer de uma ambulância, para me levar ao hospital de Torres Vedras.
Descrevi os terríveis momentos que passei, neste Blogue, no dia 19 de Maio passado, sob o título “ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A CLASSE MÉDICA E O SERVIÇO DE SAÚDE QUE (AINDA) VAMOS TENDO”, na coluna “A SAÚDE ESTÁ PRIMEIRO”.
Essa descrição e as respectivas reclamações que fiz, seriam caso para processo disciplinar, se isto fosse um país com alguma noção de dignidade.
Mas o que me faz ainda mais confusão, é que estando nós na crise que todos sabemos, a área da saúde tenha o descaramento de estar a sustentar a medicina privada de forma tão escandalosa e só o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista se insurgem contra este estado de coisas.
A minha companheira, depois de um longo internamento no Hospital de Torres Vedras, por um gravíssimo problema de saúde, teve há dias de fazer uns exames que lhes foram recomendados quando teve alta.
Entre eles estava uma simplicíssima análise ao sangue, que o hospital também se recusou a fazer e como tal terá de ir a uma clínica privada fazê-la.

UMA SIMPLES ANÁLISE DE SANGUE!!!

DE FACTO…. AO QUE NÓS “JÁ” CHEGÁMOS,
NÃO TEM LÓGICA NEM EXPLICAÇÃO.

Sem comentários: