Mensagem

Mensagem

domingo, 1 de setembro de 2013


                SER OU NÃO SER                
             NÃO É A QUESTÃO!!!           

Ora aqui está um problema que tira a Shakespeare a universalidade da sua sentença.
Vem esta contestação a propósito da comunicação social nacional, internacional e não só, insistir em que tudo está a depender do exame feito pelos peritos das Nações Unidas, sobre se sim ou não, foi utilizado o gaz Sarin ou outro qualquer, na Síria.
Até o “Sabe Sempre Tudo” Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de ocultar a raiz do problema, atribuindo sem margem para dúvidas ao governo de Bachar el Assad, a responsabilidade do uso de gaz Sarin, para desalojar os adversários de um determinado ligar.
Em primeiro lugar, o problema não está em se foi utilizado ou não gaz mortífero!!!.
O PROBLEMA É SABER POR QUEM!!!
Esta situação por ser tão dramática, torna quase despropositado contar uma anedota que tem a mesma filosofia, no seu sentido de humor.
Faço-o de forma sintética, derivado ao melindre da comparação.
Um altíssimo especialista em bebidas alcoólicas, muito constipado, entra num restaurante que tinha fama de ter uma bela garrafeira e pede um vinho do Porto Sandeman, 1920, 2ª colheita.
De prova em prova lá vão tentando enganar o “connaisseur”, até que por fim lá descobrem o tal vinho, desejado pelo perito.
Logo que o cliente se deu por satisfeito e impressionado pela capacidade demonstrada pelas papilas gostativas do cliente, o gerente pede-lhe para ver se era capaz de identificar um líquido que lhe apresentou num frasco.
Segue-se o ritual de apreciação normal de um “sommelier”; Circula o copo, verifica a coloração e transparência, não procura cheirar porque estava muito constipado e leva o copo aos lábios para um ligeiro sorver.
Horrorizado, instantaneamente cospe o liquido ingerido e pragueja: “mas isto é mijo!!!”, ao que o gerente interroga: Sim…mas por quem…mas por quem?
Assim está o problema que a comunicação social internacional e particularmente a norte –americana e a que dela depende financeira ou ideologicamente, sobre a questão do gaz utilizado na guerra da Síria.
A questão não é se foi lançado gaz ou não!
Todos nós aceitamos infelizmente, que por maioria de razões, que o gaz foi utilizado!!!
A QUESTÃO CENTRAL E FUNDAMENTAL É PERGUNTAR: MAS POR QUEM ….MAS POR QUEM??? 

Sem comentários: