Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 19 de setembro de 2013



            PAÍS DE LOUCOS???             


            Duas mensagens recebidas de amigos

            1ª-OS LOUCOS TOMARAM 
              CONTA DO MANICÓMIO

DILEMA DO JUIZ-CONSELHEIRO (JUBILADO) MÁRIO ARAÚJO RIBEIRO:

«Concluí que a minha filha desempregada e o meu filho dentista com falta de clientes (ambos divorciados) têm de intentar acções judiciais contra mim, para eu ser CONDENADO a pagar "alimentos" (no sentido legal do termo) aos meus netos. Porque, com uma sentença judicial, eu posso descontar essas despesas no IRS e, se ajudar voluntariamente, não posso. Se encontrar uma saída, transmito-a a todos os avós.»

Juiz-Conselheiro (Jubilado)
Mário Araújo Ribeiro

     2ª-A MENTIRA COMO MODO DE VIDA
por Sérgio Lavos

Miss Swaps, a nossa querida ministra das Finanças, parece ser um poço sem fundo de mentiras, contradições e lapsos de memória. Mas, ao contrário dos artistas Crato e Passos Coelho, parece ter algumas dificuldades no domínio dessa arcana arte da mentira.
 Digamos que o que lhe sobra em despudor falta-lhe em talento para esse sujo ofício. Apenas resiste impune no cargo porque em Portugal todas as regras da democracia, da decência política e do estado de direito parecem estar suspensas. E pensar que em tempos um ministro foi afastado por contar uma piada em público...
 "Hoje, o antigo presidente da Estradas de Portugal, Almerindo Marques, declarou no parlamento que Maria Luís Albuquerque, enquanto técnica do IGCP, deu um parecer favorável a um swap da EP. Porém, há dois meses, a ministra garantiu que nunca tocou no assunto dos swaps quando p trabalho no Instituto de Gestão do Crédito Público. 
 Para além das declarações de Almerindo Marques, o DN teve acesso a um parecer do IGCP, de Julho de 2009 (ver ficheiro em anexo) sobre um swap da CP proposto pelo Citigroup. Ora, a autora desse parecer foi, precisamente, Maria Luís Albuquerque enquanto técnica do IGCP. (...)
 As contradições entre as declarações e o documento revelado pelo DN com as palavras da ministra são bem evidentes. Ouvida a 25 de Junho, ainda como secretária de Estado das Finanças, Maria Luís Albuquerque declarou (ver ficheiro em anexo): "Gostaria apenas de esclarecer - e não é que tenha particular relevância para esta conversa - que no IGCP as minhas funções nunca passaram por esta matéria mas pelas emissões de dívida. Portanto, enquanto estive no IGCP não tive qualquer contacto com swaps, nem do IGCP nem de natureza nenhuma".
 Posteriormente, a 30 de Julho, já como ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque insistiu: "Estive afastada desse tema em concreto durante os anos em que estive no IGCP, porque enquanto estive no IGCP não era minha responsabilidade tratar de temas relacionados com swaps, nem do IGCP, nem de empresas públicas, mas apenas os temas relacionados com o financiamento. No entanto, ouvia, de vez em quando, conversas entre os colegas que se dedicavam a essa matéria sobre uma ou outra transação - muito poucas - que lá apareciam para pedido de parecer".
 Terá a ministra mentido ou apenas se tratará de uma falha de memória? O DN tentou contatar a assessora de imprensa do Ministério das Finanças, mas a chamada não foi atendida."

Sem comentários: