Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

GIAN LORENZO BERNINI



          GIAN LORENZO BERNINI          
Gian Lorenzo Bernini notabilizou-se por esculpir algumas das obras mais significativas em estilo barroco, que se considera ter início no final do século XVI e se prolongou até meados do século XVIII.
Entre elas conta-se o "Êxtase de Santa Teresa de Ávila", o “Rapto de Proserpina” e “Apolo e Dafne”
Sintetizando a Wikipédia, onde se refere a primeira como “representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro.”
No Rapto de Proserpina” podemos também ler: “O mito romano do rapto de Proserpina por Plutão é uma lenda…. Proserpina, que encantou o obscuro deus com sua beleza, filha da deusa das colheitas Deméter. Ela é então raptada e levada para as profundezas da Terra, deixando sua mãe enfurecida.”
E em relação a “Apolo e Dafne”, diz em resumo: “Dafne era uma ninfa, filha do rei Peneu. Apolo foi induzido a se apaixonar por ela ao ser atingido por uma flecha de Eros. Este mesmo acertou Dafne com uma flecha de chumbo, que fez a ninfa rejeitar um amor de Apolo. Apolo, porém, começou a persegui-la. Cansada de fugir, pediu ao pai que a livrasse da situação. Ele, então, a transformou em loureiro.”
Qualquer uma destas obras, é considerada como o expoente máximo da arte da escultura no século XVII.
O vídeo que publicamos mais abaixo, relata alguns dos aspectos mais significativos da vida privada de Bernini e da sua genial precocidade artística, marcada pela conflituosa rivalidade que sustentou com Francesco Borromini, comparada por vezes com a conhecida rivalidade entre Mozart e Salieri, referida pelo russo Aleksander Pushkin na sua obra “Mozart e Salieri “,nos anos 80 e serviu de tema ao célebre filme “Amadeus” de Milos Foreman.
Para além do vídeo, damos a seguir destaque a alguns pormenores daquelas obras de arte, para que se possa apreciar em detalhe a capacidade do artista na fabulosa recriação da pele feminina no mármore, e a rigorosa expressividade e minucia, dos pormenores.  
Se depois do que publicamos, tivermos excitado a sua curiosidade para conhecer em profundidade a obra de Gian Lorenzo Bernini, basta clicar AQUI.

Para aumentar clicar sobre a imagem
 



Sem comentários: