Mensagem

Mensagem

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014


A POUCA VERGONHA CONTINUA

O Grupo Parlamentar do PCP, questionou o governo a propósito de uma pequena reparação de 5 milhões de euros, que foi levado a cabo por ajuste directo, com os estaleiros da TKMS, na Alemanha.
Tendo em consideração o estágio de longos meses que os trabalhadores do Arsenal fizeram na Alemanha, para ficarem habilitados a reparar os submarinos, é de facto necessária uma explicação que justifique a opção do governo.
Nessa medida, os deputados do Partido Comunista Português dirigiram ao governo as seguintes perguntas: 
.
1. Por que motivo não é o Arsenal do Alfeite a realizar esta “pequena revisão”?
2. Os trabalhadores do Arsenal que estiveram meses na Alemanha em formação para intervir nos submarinos não serão capazes de assegurar a sua revisão?
3. Como compagina o Governo esta decisão com o contrato de concessão que obrigava a Marinha a realizar a manutenção da sua frota no Arsenal?
4. Para que serviu afinal o investimento feito no Arsenal para a reparação desses navios?
5. O Governo possui alguma justificação concreta em que se tenha baseado para afirmar no Despacho do MDN que «o estaleiro da ThyssenKrupp Marine Systems GmbH (TKMS), na qualidade de construtor dos submarinos da classe Tridente, é a única entidade habilitada a realizar, em tempo útil, os trabalhos de manutenção, face à complexa e elevada carga tecnológica, bem como a proceder à aquisição dos sobressalentes e outros meios necessários à sua execução»? 
Qual o fundamento de tal afirmação?

Na Alemanha, já em 2011 o tribunal alemão deu como provado a corrupção dos agentes portugueses e até o cônsul honorário nomeado na altura por Durão Barroso, está a ser julgado por corrupção.
Nós, que estamos de pé atrás sobre o destino das comissões de 20 milhões de euros que a Ferrostal afirma ter pago aos portugueses, enquanto não vem um governo que tire este escândalo a limpo, esperamos que o (des) governo responda com clareza a um contrato tão sombrio.
Clicando no Link que publicamos a seguir, pode ter acesso  ao requerimento apresentado pelo grupo Parlamenta do PCP, ao Governo.


Sem comentários: