Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014


QUE GRANDE CRIATIVIDADE!!!

Não, não estou a falar da actividade do governo, porque essa supera a imaginação, quando chamam “emprego” aos estágios pagos a “dez reis mal coados” e se propõe a importar cientistas estrangeiros, ao mesmo tempo que eliminam as bolsas à esmagadora maioria dos cientistas portugueses.
Podíamos continuar com múltiplas manifestações de criatividade desta canalha que nos governa, mas ficamos por aqui, para apresentar, aqui sim, uma verdadeira artista que faz da arte da mímica, um encanto para a nossa sensibilidade.
Esta expressão artística, muito cultivada na antiga Grécia sobreviveu à proibição que se seguiu, imposta pela Igreja Católica, tendo renascido posteriormente em Itália, com a chamada "commedia dell'arte", a que se seguiram outras grande figuras de mimos, associados à figura de Pierrot.
Marcel Marceau, falecido há alguns anos, que veio a Portugal várias vezes, foi um dos mais célebres cultores da arte do mimo, na velha tradição da pantomima "pierrôresca" para não falarmos nos primeiros tempos de Charles Chaplin, na figura imortal de “Carlitos” e cujo centenário do seu nascimento, se comemorou no passado dia 7 de Fevereiro.
Vem tudo isto a propósito da notável criação de Laura Kibel na apresentação da peça “O Duelo”, onde para além da acrobática interpretação, a performance plástica no estilo “Arlequinesco” é verdadeiramente genial.

Sem comentários: