Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014


  JOGOS OLIMPICOS DE SÓCHI  

O “power point” que apresentamos no fim deste texto é mais um que publicamos sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, ou sejam os Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, que decorrem em Sochi, na Rússia, até ao próximo dia 22.
Esta deslumbrante iniciativa, têm tido pouca divulgação em Portugal.
Entende-se este facto, por duas ordens de razão:
Primeiro, a fraca popularidade dos desportos de inverno em Portugal, justifica-se por se limitar a serem praticados por uma reduzidíssima elite, que só tem na Serra da Estrela instalações adequadas para a prática de algumas das suas múltiplas modalidades, ou então terá de recorrer ao estrangeiro.
Segundo, porque esta gigantesca iniciativa tem lugar num país, cujo sistema político vigente até há pouco tempo, causava grandes alergias aos patrões da nossa comunicação social e ainda hoje, se poderem diminuir ou denegrir a pátria do socialismo, não perdem pitada, porque cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Quanto a isso, a História se encarregará de colocar as coisas no seu devido lugar, se entretanto a caixa de pandora que o capitalismo fomentou no apoio ao sionismo para a criação de Israel, que tantos ódios e vítimas têm gerado, não resulte em cataclismo que ponha um fim prematuro, à vida do homem na Terra.
Estes jogos têm uma característica muito interessante.
Uma parte das competições é disputada em Sóchi, cidade de clima moderado, à beira mar plantada, com mais de uma centena de quilómetros de praia, onde se situa a aldeia olímpica, hotéis, locais de diversão, alguns pavilhões para disputa das provas que exigem um recinto fechado e paralelamente as respectivas infraestruturas burocráticas e não só, que um evento desta grandeza e desta natureza exigem.
A 50 quilómetros de distância, com ligação por comboio de alta velocidade, fica o resort de krai de Krasnodar, considerado a “Suíça” da Rússia, onde são disputadas as provas ao ar livre.
Crê-se que a Rússia acabou por ter de investir mais de 50 mil milhões de dólares nesta iniciativa, embora inicialmente estivessem previstos 38.000 milhões, o que deixou a larga distância os investimentos feitos pela China e pela Inglaterra, em anteriores edições das Olimpíadas.
Não admira pois, que no meio de tanta bagunça, tenha fervido a corrupção.
O que ficará para a História será esta enorme manifestação desportiva, que criou notáveis infraestruturas de todo o tipo, quer a nível das estradas, caminhos-de-ferro de alta velocidade, pontes, túneis, edifícios, 21 teleféricos etc., etc.
Segundo pudemos ler na Wikipédia, concorrem 88 países, (mais 6 que no Canadá)  para competirem em 15 disciplinas, nas respectivas 7 variantes de desportos de inverno. 
“Há três disciplinas de patinação: artística, velocidade e velocidade em pista curta. O esqui está dividido em 6 disciplinas: alpino, cross-country, estilo livre, combinado nórdico, saltos de esqui e snowboard. Existem três modalidades de trenó: bobsleigh, luge e skeleton. Os outros três esportes são biatlo, curling, hóquei no gelo.” 
Interessantíssimo também, é o que se passou com a tocha olímpica, que passou pelas mãos de 14.000 atletas
Ainda segundo a Wikipédia:
A tocha olímpica foi acesa em Olímpia, começando seu caminho de 7 dias pela Grécia até chegar em Atenas, aonde foi entregue as autoridades russas que levaram a tocha dentro de uma lanterna até Moscou. O revezamento teve início em 7 de outubro de 2013 e iria passar por todas as 83 subdivisões federais russas. É o mais longo revezamento da história, indo de Caliningrado, no extremo oeste, a Península de Chukotka, no extremo leste do país, percorrendo mais de 6 800 km.
A tocha olímpica chegou ao Polo Norte pela primeira vez na história pelo maior quebra-gelo nuclear do mundo, o 50 Let Pobedy, e passeou pela primeira vez no espaço sideral.
Os cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergey Ryazansky caminharam com ela pelo lado de fora da Estação Espacial Internacional. A tocha também alcançou o pico do Monte Elbrus, e nadou pelo fundo do Lago Baikal.” 
Para quem tenha interesse em assistir a alguns de interessantes episódios, que tiveram lugar durante o longo trajecto que a tocha percorreu, pode ver os vídeos que descrevem essa epopeia, clicando AQUI.    
Passemos agora à prática e vejamos alguns aspectos que acima foram descritos, num “power point”, com a promessa de que todos os que nos vierem parar às mãos, desde que não sejam repetitivos, faremos a sua apresentação neste Blogue, com todo o gosto.

Sem comentários: