Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 14 de maio de 2014

OS GRAFFITIS DO MERCADO CHÃO DE LOUREIRO


 GRAFFITIS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA 

Um “Power Point” enviado por um amigo, surpreendeu-nos com uma descoberta extraordinária.
O antigo Mercado Chão do Loureiro, junto ao Largo do Caldas, está agora transformado num parque de estacionamento, com as paredes decoradas com graffitis de uma qualidade extraordinária.
Estes graffitis são de tal maneiras fascinantes, que consideramos ter-se transformado aquele local, numa verdadeira galeria de arte, em exposição permanente, com a “censurável” característica, de no seu interior poderem estacionar viaturas, que objectivamente com o tempo, irão danificando aquelas obras de arte.
Pela informação recolhida, ficarmos a saber que a decoração de cada piso se ficou a dever a um artista diferente, o que dado o elevado nível artístico de todas as obras mostradas, nos deixa ainda mais estupefactos, pela quantidade de talento alardeado.
No mesmo edifício, funciona no rés-do-chão um super-mercado e no 6º andar um miradouro e um restaurante panorâmico, que têm uma vista maravilhosa para a cidade e para o Castelo de S.Jorge.
Este edifício está a meio de um percurso que nos pode levar da Baixa lisboeta até ao Castelo de S.Jorge, como solução alternativa ao antigo projecto do ex-presidente da Camara Municipal João Soares, de construir no Martin Moniz uma espécie de elevador do género do de Santa Justa, seguido de um passadiço até ao castelo.
Esta solução é mais discreta, mas exige uma parte relativamente importante de percurso pedonal.
O início desse percurso faz-se através de elevadores situados no interior dos prédios da Rua dos Fanqueiros nºs 170-178 e numa segunda etapa na Rua da Madalena, onde se situa o antigo Mercado de Chão de Loureiro, remodelado e transformado num parque de estacionamento para 200 automóveis, com um supermercado no rés-do-chão e o miradouro e restaurante que referimos, no 6º andar.
São as paredes e colunas deste parque de estacionamento que têm as paredes decoradas com os maravilhosos graffitis que lhe mostramos no “power point”, a que se segue um vídeo com uma demonstração do percurso (infelizmente algo confuso!), que nos leva da Baixa ao Castelo de S. Jorge.
Em alternativa, tem um vídeo mais elucidativo, que descreve esse mesmo percurso de forma mais profissional, mas têm de aturar parte das fases da inauguração do projecto. 
Para ver esse vídeo, clique AQUI.


Sem comentários: