Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 3 de agosto de 2015



PORTUGAL É UMA DEMOCRACIA ???
Não é nosso hábito publicar comunicados do Partido Comunista Português, para que não se possa pensar que este Blogue é um anexo do “Avante”, embora sendo pessoalmente comunista por consciência cívica, ideário moral, formação ideológica e apelo civilizacional, temos por norma analisar actividade do PCP mais enquadrada na política geral e consequentemente, de uma forma menos específica.  
No entanto, porque estamos a passar um período terrível de ataque às liberdades e à democracia, considerando que o facto de estarmos em período eleitoral por si só,  não justifica a sectária manipulação da comunicação social na tentativa de silenciar o PCP, vemo-nos na  necessidade de por todos os meios, alargar o mais possível o conhecimento do pensamento e acção  do PCP. 
Nesse sentido, publicamos a seguir um comunicado do Grupo Parlamentar do PCP, que pela sua natureza e alcance, reflecte objectivamente o que acima referimos e demonstra de facto de quem defende o interesse das populações e quem ostensiva ou disfarçadamente, luta contra esses interesses.


               PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
                           Grupo Parlamentar

Assunto: PS, PSD e CDS impedem a votação dos Projetos de Lei do PCP de devolução das freguesias às populações

Correspondendo aos anseios e reivindicações das populações e das autarquias e dando corpo ao compromisso que assumimos de reposição das freguesias extintas, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou mais de uma centena de projetos de lei de criação de freguesias, de norte a sul do país.
Era nossa intenção, como é prática na Assembleia da República, submeter estas iniciativas legislativas a votação no último plenário.
No entanto, PS, PSD e CDS-PP impediram a votação dos Projetos de lei de criação das freguesias extintas, contrariando a prática parlamentar, mas limitando também a legitimidade que cada grupo parlamentar tem de ver as suas iniciativas votadas.
É evidente que PS, PSD e CDS-PP impediram a votação para evitar que tivessem de tomar uma posição sobre estas iniciativas. Esta atitude só revela a cobardia política destes três partidos que querem esconder das populações a sua verdadeira posição contra a reposição das freguesias extintas.
O PCP reafirma a sua posição de defesa dos interesses das populações e de defesa do poder Local Democrático.
A extinção de freguesias, acordada entre PS, PSD e CDS com a troica estrangeira e concretizada pelo Governo PSD/CDS-PP, não trouxe qualquer melhoria para as populações. Como o PCP afirmou, a extinção de freguesias correspondeu a um projeto de político de empobrecimento do nosso regime democrático, da redução de milhares de eleitos de freguesia, da perda de proximidade e do afastamento dos eleitos das populações, da redução da capacidade de resposta perante os problemas das populações, de agravamento das assimetrias regionais e de perda da identidade local.
Por tudo isto, o PCP assume o compromisso no seu programa eleitoral para as eleições legislativas 2015, de repor, de acordo com a vontade das populações e dos órgãos autárquicos, as freguesias extintas pela Lei de 2012.

O Grupo Parlamentar do PCP

Sem comentários: