Mensagem

Mensagem

terça-feira, 4 de agosto de 2015


ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
QUEM MAIS TRABALHA ???

O Expresso Diário publicou uma lista dos trabalhos da Assembleia da República, onde se relata o desempenho dos vários grupos parlamentares, no desenvolvimento das tarefas para que foram eleitos, isto é, elaborar as leis que regem este país, “fiscalizar e apreciar as acções do governo e da administração”, aprovar ou rejeitar moções de censura e de confiança, interpelar o governo, dar posse e autorizar as ausências do Presidente da Republica, intervir na eleição de titulares de certos cargos, e determinar os limites de actuação das Regiões Autónomas, no que ao seu estatuto político-administrativo, diz respeito.
A primeira ilação a tirar, é que o Partido Comunista Português é o grande campeão, não só na elaboração de matéria legislativa, como em outros capítulos da responsabilidade da Assembleia da Republica.
No que à questão dos projectos-lei diz respeito, a produção do PCP é quase igual ao dobro da produção do PS, PSD e CDS juntos, ou seja enquanto o PCP propôs 424 projectos-lei, o PS e a coligação apresentaram apenas 231.
O Partido Ecologista “Os Verdes” 54 e o Bloco de Esquerda 281.
Curiosamente ou não, a aprovação final pelo Parlamento dá à coligação a maioria dos projectos-lei aprovados, seguidos do PS, ficando o PCP e o Bloco de Esquerda e os Verdes, a grande distância, isto é dos 1047 projectos de lei entrados, apenas 114 deram origem a lei, donde se pode inferir que o PCP, o BE e os Verdes estiveram a trabalhar para o boneco.
É caso para dizer que estes três partidos andam a “dar pérolas a porcos”, porque de facto os partidos do “arco da dívida”, andam a chafurdar na miséria do povo, manipulando a informação, deturpando os dados estatísticos, prometendo despudoradamente o céu, quando sabem perfeitamente que foi e é da sua acção, que colocou a vida dos portugueses num autêntico inferno.
No que diz respeito ao número de perguntas e requerimentos, também o PCP e o Bloco, foram de longe os partidos mais diligentes, o que não quer dizer que a tanto trabalho tivesse correspondido igual diligência da parte do governo e da Administração pública.
Segundo rezam as estatísticas, das 11.803 perguntas escritas feitas por aqueles dois partidos só 7.814 tiveram resposta, ou seja apenas 60% foram dignas de resposta, por parte daqueles organismos.
E mais não diz o Expresso, por razões que desconhecemos, mas que certamente se prendem com o desconforto das comparações.
No entanto ao avaliar pela amostra, se referisse o trabalho das comissões e das restantes actividades a que se devem entregar os deputados, não nos restariam dúvidas, que pelo relato dessas actividades e pela importância que nelas tiveram os deputados do PCP, do BE e do Verdes, mostrariam que no que dependesse destes partidos, a situação política e económica do país seria completamente diferente.
Será bom que os eleitores se lembrem de tudo isto, quando no próximo dia 4 de Outubro forem chamados a colocar nas urnas o voto que vai definir o seu desejo de um novo governo.

Sem comentários: