Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 13 de agosto de 2015


      PROFESSOR CLOVIS BARROS FILHO

     UMA FORÇA DA NATUREZA
No vídeo que se segue, teremos o privilégio de ouvir uma fabulosa palestra do Professor Clovis de Barros Filho, com potencialidades para dar à nossa vida, momentos de pura felicidade. 
Concomitantemente, é também um verdadeiro estímulo para que não desperdicemos, o que a vida nos pode dar e que vale a pena lutar.
Paradoxalmente, sendo a conferência feita na Universidade de S. Paulo, em ambiente de grande solenidade, torna irresistível classificar de invulgar, as espontâneas palmas e gargalhadas de uma assistência, que teoricamente se poderia considerar circunspecta e recatada.
Tal só foi possível em consequência não só do fulgor eloquente do orador, como da riqueza intrínseca da matéria abordada.
Acreditamos, que alguma da parcimónia exibida nessa exteriorização, reflecte não só o recolhimento introspectivo que a palavra do orador exigia, como também a necessidade de evitar perturbar o curso discursivo e obviamente não perder um milésimo do seu conteúdo.
Curiosamente, ou não, pensamos que as palavras proferidas por aquele sobre dotado da eloquência, poderiam ter ser tituladas de ética comunista. 
Haveria quem considerasse nesse caso de incongruente, a parte vernácula do discurso, na medida em que se sabia melindrar alguns ouvidos mais sensíveis da assistência.
Reconhecemos no entanto, como alguém nos ensinou em tempos, que os filósofos frequentemente incorrem nessas confusões, por distorcer ou desconsiderar o que as palavras realmente significam na linguagem do quotidiano.
Quanto a nós, o efeito surpreendente da sua linguagem “castiça”, tem o dom de fazer reflectir a liberdade do seu raciocínio, com a utilização de um vocabulário que expressa, uma sinceridade e autenticidade totais, sem limites ou respeito por qualquer tipo de puritanismo e que portanto não estará logicamente, em contradição com a grandeza sublime do seu pensamento. 
Também nós, sem pretensões a filósofos, consideramos em rigor a sinceridade e a permanente busca da verdade, como essência dos princípios básicos da Dialética e apanágio da cartilha dos comunistas.
Daí, consequentemente, ser fácil encontrar resposta para os elevados princípios éticos de que se reveste a persistente luta dos comunistas, não só por mais fraternidade e justiça social, como também para que a humanidade possa ter o privilégio de sentir que vale a pena viver. 
 

Sem comentários: